Segue a agonia verde

O jogo do Independência marcaria a sequência da agonia de um dos dois lados e, talvez, o fim da tensão do outro. O Atlético-MG (2º, 48) se deu melhor: depois de um primeiro tempo equilibrado, suplantou o Palmeiras (18º, 20) no segundo, em uma ótima atuação de Bernard, autor de dois gols na vitória por 3 a 0. Uma goleada que engana a uma primeira vista: não foi jogo fácil. Até 38 do segundo tempo a vitória mineira era por diferença mínima.

O resultado mantém o Galo próximo ao líder Fluminense e o faz se distanciar um pouco do Grêmio, que vinha chegando, mas tropeçou na rodada. E é o fim de uma sequência de quatro jogos sem vitória da equipe de Cuca. No meio de semana, a equipe joga novamente em Belo Horizonte, desta vez contra o São Paulo. Jogo complicado, mas extremamente importante, onde os três pontos são mais uma vez obrigatórios.

O Palmeiras, por outro lado, não só se manteve na zona de rebaixamento, como permanece afundado nela. Com apenas 20 pontos, é antepenúltimo e está cinco atrás do 16º colocado, o Coritiba. Agora, a equipe de Felipão terá três compromissos cruciais em sequência: visita o Vasco, faz o clássico com o Corinthians e joga em Florianópolis com o Figueirense, um rival direto contra a degola. São três partidas que podem definir o futuro do clube para 2013.

Rio de Janeiro: o belo time do Vasco (4º, 39), construído no ano passado, acabou. Ontem tivemos a prova definitiva. Com uma atuação melancólica, a equipe do já contestadíssimo Cristóvão Borges levou 4 a 0 em casa do Bahia (14º, 27). Souza e Jones Carioca fizeram dois gols cada. O time só não deixou a zona da Libertadores porque matematicamente ainda estava garantido nela. Na próxima rodada, já pode perder duas posições. É a tendência.

Rio de Janeiro: o Botafogo (5º, 37) sobe. Já é o time mais próximo de tirar o decadente Vasco do G-4. Ontem, fez 3 a 1 no Náutico (12º, 28) no Engenhão e já pode adentrar a zona da Libertadores na próxima rodada. Os tropeços de São Paulo, Inter e Cruzeiro têm ajudado o Fogão. Elkeson (2) e Andrezinho fizeram os gols alvinegros; Araújo descontou.

Santos: em um clássico monótono e com pouco mais de 6 mil torcedores na Vila Belmiro, Santos (15º, 27) e São Paulo (6º, 36) ficaram no 0 a 0. Resultado ótimo para todos os concorrentes do Tricolor na tabela.

Recife: a exemplo do Botafogo, o Sport (17º, 22) é um time que tem crescido. Neste returno, já fez 7 pontos em 12 possíveis, o que o coloca como o time mais próximo de sair da zona de rebaixamento. A vitória sobre o instável Cruzeiro (8º, 34) foi de virada: Wallyson abriu o placar para os mineiros, mas Gilberto e Rithely deram a vitória aos pernambucanos.

Goiânia: no jogo mais discreto da rodada, o Atlético-GO (20º, 17) manteve sua sina: empatou em casa em 1 a 1 com a Portuguesa (11º, 29) e está oito pontos longe da salvação.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG (3): Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Rafael Marques e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete (Escudero), Danilinho (Leonardo) e Ronaldinho; Bernard e Guilherme (Serginho). Técnico: Cuca
PALMEIRAS (0): Bruno; Artur (Márcio Araújo), Leonardo Amaro, Thiago Heleno e Juninho; Corrêa, João Vítor (Patrik), Tiago Real (Maikon Leite) e Valdívia; Luan e Obina. Técnico: Luiz Felipe
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG); Data: domingo, 09/09/2012, 18h30; Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS); Público: 18.033; Renda: R$ 601.235,00; Gols: Leonardo Silva 7 e Bernard 38 e 47 do 2º; Cartão amarelo: Guilherme, Pierre, Thiago Heleno, Valdívia e João Vítor

Comentários