No massacre sobre o Vitória, o América-MG mostrou futebol de primeira divisão

Pablo comemora o seu golaço: América-MG deu show no Horto
Givanildo Oliveira é um célebre especialista em acessos no futebol brasileiro. Está se aproximando de sua sexta subida de divisão na carreira, a terceira delas pelo América-MG. Hoje, a goleada de 4 a 0 sobre o Vitória veio com futebol de primeira divisão. Um duelo que era para ser equilibrado, da definição do provável vice-campeão da Série B, acabou em vitória folgada do Coelho e muitos gritos enaltecendo mais uma trajetória de sucesso de Givanildo pelo Horto.

O chute perigoso do lateral Diego Renan logo aos três minutos, raspando a trave de João Ricardo, foi o falso alerta de que a noite seria complicada para o América-MG. A equipe mineira deu show no Independência, a começar pelos dois chapéus de Richarlison dentro da área, que só não deram em gol porque Guilherme Mattis conseguiu salvar. Mas era questão de tempo: em noite iluminada, Marcelo Toscano fez a bela jogada do gol de Diego Lorenzi, um surpreendente ingresso do volante reserva na pequena área, de carrinho, como se fosse centroavante.

O ritmo intenso foi diminuído após o 1 a 0, mas o América-MG seguiu superior, dono das ações em campo. E teve sua tarefa facilitada após a expulsão de Rhayner, aos 37. Antes do intervalo, Toscano praticamente definiu a parada ao marcar um golaço, lançado por Guilherme Xavier, mais uma vez às costas de Diego Renan.

Vágner Mancini voltou com Jorge Wagner do intervalo. A ideia era organizar a criação do Vitória e, principalmente, ter a bola parada. No comecinho do segundo tempo, o veterano levantou falta na cabeça de Ramon, que tocou para fora. Como o lance de Diego Renan no início do jogo, foi mais um falso alerta ao América-MG. Os baianos equilibraram o jogo por um tempo, especialmente através da velocidade de Vander, mas a equipe mineira seguiu serena, administrando a vantagem com a bola nos pés e correndo poucos riscos, só esperando o momento certo de matar o jogo.

Ele veio aos 30, com Richarlison, que fez o terceiro gol. Ele merecia, pela boa atuação. Pouco antes, Toscano já havia perdido boa chance. E, logo depois, participou de uma linda tabela com Pablo, que bateu no cantinho e fez o quarto. O gol de uma superioridade que o América-MG, na verdade, não tem sobre o bom time do Vitória. Mas que representa o momento espetacular desta equipe, e a estrela inigualável do rei do acesso, que é Givanildo.

Com 63 pontos, o América-MG tem chances até mesmo de título, embora seja improvável. Porém, como ainda enfrentará o Botafogo, no Engenhão, na última rodada, não dá para se descartar. A promoção, sim, está praticamente confirmada. E a situação do Vitória segue tranquila: o Leão tem 60, pode ver os rivais mais próximos encostarem hoje no fim da noite, mas terá dois jogos seguidos no Barradão nas próximas duas rodadas. É só não deixar para decidir na fumaceira do Arruda contra o Santa Cruz que 2015 será ano de bate-volta para o time baiano na Série B.

_________________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série B 2015 - 35ª rodada
10/novembro/2015
AMÉRICA-MG 4 x VITÓRIA 0
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Público: 17.604
Renda: R$ 227.785,00
Gols: Diego Lorenzi 16 e Marcelo Toscano 45 do 1º; Richarlison 30 e Pablo 32 do 2º
Cartão amarelo: Diogo Mateus, Rhayner e Ramon
Expulsão: Rhayner 37 do 1º
AMÉRICA-MG: João Ricardo (5,5), Wesley Matos (6), Alison (6) e Anderson Conceição (5,5); Walber (6,5), Leandro Guerreiro (6), Diego Lorenzi (7) (Henrique Santos, 42 do 2º - sem nota), Pablo (7) (Felipe Amorim, 35 do 2º - sem nota) e Guilherme Xavier (6,5); Marcelo Toscano (8,5) e Richarlison (7) (Bruno Sávio, 37 do 2º - sem nota). Técnico: Givanildo Oliveira
VITÓRIA: Fernández (5), Diogo Mateus (5,5), Guilherme Mattis (5), Ramon (4,5) e Diego Renan (4,5); Amaral (5) (Pereira, 29 do 2º - 4,5), Pedro Ken (4,5) (Jorge Wagner, intervalo - 5) e Flávio (4,5); Rhayner (3), Rafaelson (4,5) (Élton, 15 do 2º - 4,5) e Vander (5,5). Técnico: Vágner Mancini

Foto: Carol Lopes/América-MG.

Comentários