O futebol é maior do que a FIFA

Quando as investigações chegaram em Jérôme Valcke, estava na cara que chegariam em Joseph Blatter. E com certeza vão chegar, ou ele não teria renunciado à presidência da FIFA cerca de duas horas atrás. Seu texto de renúncia foi evasivo como sempre: não deu qualquer razão realmente concreta para deixar a entidade, preferindo palavras bonitinhas que soem bem. Aquele blá-blá-blá de sempre, batendo na tecla da transparência quando a FIFA é a entidade mais turva que existe.

O dia que Blatter pediria para sair viria, claro, diante de tanta pressão (seleções europeias boicotarem uma Copa do Mundo seria o maior desastre da história da FIFA) e de uma investigação tão forte. Só não esperava que fosse tão rápido. Sinal de que a situação é realmente grave, talvez bem mais do que todos nos possamos supor.

Claro que é preciso ponderar muitas coisas antes de sair soltando foguetes. Blatter saiu, isso é ótimo, mas o fato de ele ficar até uma nova eleição, daqui a alguns meses, é obviamente uma tentativa de preparar a casa para uma transição "segura", de acordo com seus moldes. As demais opções também não animam: Platini era seu amigo até pouco tempo, e rompeu por questões políticas, muito mais que "por amor ao jogo", como eles adoram dizer. Luis Figo parece bem melhor: seria uma ruptura mais radical, é um nome bem mais interessante, mas algumas ideias, como uma Copa do Mundo com 48 seleções, são eleitoreiras e esdrúxulas - ainda assim, claro, muito menos graves do que os absurdos cometidos pela atual gestão da FIFA. Inchar a Copa não é nada perto dos abusos desumanos que ocorrem no Catar, por exemplo

Então, quer saber? Dá para comemorar, sim. Cada vitória precisa ser comemorada, e bastante. A saída de Blatter dificilmente vai moralizar o futebol mundial de uma hora para outra, esse é um processo que levará anos, e ainda precisaremos ter a sorte de uma presidência que seja realmente boa, que realmente pense no futebol como tudo o que ele não tem sido: uma ferramenta de inclusão social e de congregação dos povos. Desta corja, ao menos, estamos começando a ficar livres. E o efeito cascata vai pegar muito presidente de federação de lambuja.

O futebol começou a virar o jogo. Ele sempre foi e sempre será muito maior do que a FIFA, quem quer que esteja à frente dela.

Comentários