A tal da outra Copa



No início das oitavas de final, ano após ano, o papo é sempre o mesmo: "agora, é outra Libertadores". E o mantra se repete porque é, sem dúvida, verdadeiro. O que foi feito na fase de grupos dá o passaporte e traz um indicativo do que pode ser o mata-mata, mas não entra em campo. O Corinthians viveu isso na carne ontem.

É cedo para dizer que o time de Tite está eliminado, ou que atingiu seu auge cedo demais e por conta disso não tem chances de ir longe na Libertadores. Quem jogou um grande futebol tem muito mais chances de repetir a dose do que quem não jogou nada até agora. Porém, o desempenho da primeira fase recomendava um resultado e, principalmente, uma atuação muito superior à que o time teve ontem no Paraguai. Apático, o Timão se contentou em nivelar por baixo a partida contra o Guaraní. Entrou na pilha de que o 0 a 0 era bom, esqueceu de jogar e perdeu por 2 a 0 com absoluta justiça.

No mata-mata, uma das questões que mais pesa é o momento. E ele não é bom, e por isso se refletiu no placar do Defensores del Chaco. Enquanto o Guaraní vem de uma ótima classificação, o Timão não ganha há algum tempo. Foi eliminado pelo rival Palmeiras do Paulistão, perdeu clássico para o São Paulo e, ontem, teve sua pior atuação em 2015. A ausência prolongada de Guerrero é um dos motivos: por mais que tenha bom banco, o Corinthians não contava com o Fator Aedis. A dengue contraída pelo peruano veio no pior momento possível, principalmente porque Vágner Love ainda não disse a que veio.

Em relação ao momento, o mesmo vale para o duelo brasileiro entre São Paulo e Cruzeiro. A equipe mineira tem potencial técnico superior, mas vive dias bem turbulentos. O Tricolor, ao contrário, parece já ter superado sua fase mais crítica. Classificou-se batendo o maior rival na última rodada, vê Milton Cruz cada vez mais efetivado como treinador e, diante de 66 mil pessoas, jogou mais e mereceu o 1 a 0 no Morumbi. A vantagem para Belo Horizonte não é imensa, mas existe, e não é insignificante.

Mas atenção: nenhum dos dois confrontos está definido. Na verdade, só o Universitario de Sucre está fora, pois já disputou os dois jogos contra o Tigres. Não é excesso de cautela na análise: é, como se diz por aí, a tal da outra Libertadores que está dando as caras América do Sul afora.

Furacão em baixa
Rival do Inter na estreia do Brasileiro, domingo, o Atlético-PR chega em baixa para o duelo. Com time titular, foi eliminado ontem precocemente da Copa do Brasil pelo Tupi, que ganhou por 1 a 0 em casa e perdeu por 2 a 1 fora. O Furacão está garantido na Copa Sul-Americana com o vexame, graças ao nosso esplêndido calendário.

A noite de ontem também teve a vitória do Avaí no clássico contra o Figueirense: 1 a 0, na Ressacada. O Botafogo usou time reserva e goleou o Capivariano por 3 a 0. O único confronto já definido da terceira fase é Flamengo x Náutico.

Comentários