O Dia D da gauchada

O destino reservou a coincidência de que Grêmio e Internacional decidissem boa parte de sua sorte no Campeonato Brasileiro numa mesma tarde. É claro, Abel e Felipão têm toda razão quando lembram que depois da rodada de hoje haverá ainda mais 12 pela frente, e de nada adiantará conquistar os 3 pontos hoje e deixar os 36 que restam escaparem. O São Paulo, que venceu o Cruzeiro e depois nunca mais conseguiu ganhar, é a prova disso. Mas que um confronto direto, se bem aproveitado, tem o poder de mudar as coisas, não há dúvidas.

O Grêmio não perde há nove rodadas, não toma gol há oito. Saiu de uma posição intermediária para a beira do G-4, e só não entra nele porque sempre algum outro time consegue um golzinho no fim do jogo e o tira de lá. Hoje, nenhum resultado paralelo importa: o Grêmio entrará ou não no G-4 por suas próprias forças. Basta bater o São Paulo, que virá com o famoso quarteto que desequilibra a Porto Alegre, mas não terá alguns outros titulares importantes, especialmente no setor defensivo, que é o ponto fraco da equipe.

Apesar disso, e de o time não vencer ninguém no Brasileirão há tempos, é um jogo terrivelmente complicado. A torcida do Grêmio sabe disso, e para aproveitar o embalo do time pode bater o recorde de público da história da Arena hoje à tarde. É o sábado para o Tricolor enfim entrar na turma da Libertadores, para tomar o protagonismo das ações e confirmar seu momento superior e, principalmente, vencer uma partida decisiva em casa, como costumava fazer há poucos anos. Desde 2011 o Grêmio fracassa quase sempre que tem uma decisão em seus territórios. Foi assim no Gauchão e na Libertadores daquele ano, na Copa do Brasil dos três anos seguintes e no Gauchão e Libertadores da atual temporada. As exceções são raras (alguns jogos importantes do Brasileirão 2012, LDU e Corinthians em 2013).

O Inter, a exemplo do Grêmio, tem uma desvantagem, que é a de estar atrás na tabela. Mas tem uma vantagem semelhante: o momento superior. A tarefa, porém, é mais complicada que a do rival: o jogo será fora de casa, o estádio lotado jogará contra e o Cruzeiro pode não estar na mesma grande fase do Colorado, mas não está mal, como o São Paulo. Apenas não mantém o ritmo forte de outrora. De toda forma, chega com seis pontos de vantagem, que, se transformados em nove, praticamente decidem o campeonato. Dos quatro times que entrarão em campo nas decisões de hoje, aquele para o qual o dia é mais decisivo é o Internacional. Por isso Abel fez questão de retirar o peso do jogo sobre o ombro de seus jogadores.

A curiosidade é ver como o Colorado vai se portar. Raramente o time de Abelão ficou postado atrás para especular. É um time naturalmente propositivo, como o Cruzeiro. Os desfalques atingem todo mundo. Ricardo Goulart e Alisson não jogam, entram Marquinhos e Willian no ataque; Léo não joga, entra Manoel na zaga. A reposição cruzeirense é excelente. No Inter, a perda de Wellington Paulista para entrada de Rafael Moura dá praticamente no mesmo, mas a saída de Eduardo Sasha é mais complicada de repor, pela característica. Hoje, ele seria importantíssimo, pois além de rápido para puxar contra-ataques é um bom concluidor. Quem mais se aproxima dele é Valdívia, homem que daria uma boa velocidade à equipe. Mas aposto num time com Wellington e Willians, mais robusto, com Aránguiz adiantado na mesma linha de Alex e D'Alessandro. Seria uma formação mais conservadora, mas de resultados inferiores. Cautela não é exatamente o modo de pensar de Abel, mas é minha aposta - ainda assim, uma mera aposta.

Seja como for, uma coisa os torcedores dos dois times gaúchos precisam ter em mente hoje: mesmo que Cruzeiro e São Paulo sejam duas grandes equipes, o empate não é um bom resultado. No caso do Grêmio, isso é claro: o jogo é em casa e bater adversários diretos em casa é obrigação, fora que a equipe provavelmente passará mais uma rodada longe do G-4 se não vencer. Para o Inter, empatar é perder a chance de encostar na liderança. Fora de casa, uma igualdade hoje só serve se o pensamento for conquistar a vaga na Libertadores do ano que vem.

Cruzeiro x Internacional
71 jogos oficiais
27 vitórias do Cruzeiro
24 vitórias do Inter
20 empates
97 gols do Cruzeiro
90 gols do Inter
Mineirão: 29 jogos; 16 vitórias do Cruzeiro; 4 vitórias do Inter; 9 empates; 55 gols do Cruzeiro; 32 gols do Inter

Grêmio x São Paulo
76 jogos oficiais
25 vitórias do Grêmio
27 vitórias do São Paulo
24 empates
84 gols do Grêmio
96 gols do São Paulo
Arena: 1 jogo; 1 empate; 1 gol do Grêmio; 1 gol do São Paulo

Comentários