Quem é quem na volta ao Brasileirão

A Copa do Mundo acabou, e a hora é de voltar à realidade. O Campeonato Brasileiro retoma seu ritmo normal amanhã, apenas 3 dias depois da realização do maior torneio do futebol mundial aqui no país. Quem lembra como os times estavam antes da parada?

Na verdade, isso tem importância relativa. A última rodada foi disputada no dia 1º de junho, ou seja, um mês e meio atrás. O período de recesso, de 45 dias, é o mesmo que tivemos entre a última rodada do Brasileirão 2013 e o começo dos estaduais 2014. É quase como se todos começassem do zero, após uma pré-temporada, com a diferença que nove das 38 rodadas já foram disputadas. Ou seja: o trabalho, na prática, recomeça do zero, mas a pontuação não.

Abaixo, vão as principais movimentações feitas pelos clubes para se reforçarem durante este período da Copa. Entre parênteses, colocação e pontuação atual de cada um no Brasileirão, para quem não lembra. Eu, por exemplo, mal lembrava.

Atlético-MG (8º, 14): durante o recesso, não trouxe ninguém. Ainda assim, há uma novidade: o meia Maicosuel, trazido no final de maio. Deixaram o clube Fernandinho, Lee e Neto Berola.

Atlético-PR (12º, 13): a única contratação foi a do técnico Doriva, campeão paulista pelo Ituano. De resto, só saídas: o lateral direito Carlos César foi para o Vasco; o volante Zezinho para a Chapecoense; o zagueiro Manoel para o Cruzeiro; e o meia Felipe para o Figueirense.

Bahia (15º, 8): o mau começo fez o clube se desfazer de vários jogadores, como Rafael Gladiador, Anderson Conceição, Lenine e Jussandro. A principal venda, porém, foi de Anderson Talisca para o Benfica. Vieram como reforços o volante Léo Gago, o zagueiro Adaílton e o atacante Marcos Aurélio.

Botafogo (13º, 9): em crise, o clube trouxe apenas dois reforços modestos: o meia João Gabriel, destaque do Matonense na terceira divisão paulista, e o atacante Yuri Mamute, do Grêmio. Ninguém saiu durante a Copa.

Chapecoense (16º, 8): logo antes da Copa, deixaram o clube o zagueiro Wescley e o meia Régis. Durante a parada, ninguém saiu de Chapecó. As novidades são o meia Zezinho e o atacante Rychely.

Corinthians (3º, 16): a última contratação foi Lodeiro, pouco antes da Copa do Mundo. Saíram o volante Jocinei e o goleiro Júlio César.

Coritiba (17º, 7): era um dos que mais precisava se reforçar. O principal nome é Martinuccio, meia do Fluminense. Contratou outros dois meias: Hélder, do Bahia, e Élber, do Cruzeiro. Deixaram o Couto Pereira Abner, Moacir e Victor Ferraz.

Criciúma (14º, 8): punido com a perda de três pontos pela escalação irregular de um jogador na 2ª rodada, o Tigre voltou ao bloco dos ameaçados pelo rebaixamento. Por isso, se mexeu para contratar. O pacotão inclui os atacantes Danilo Alves, do Bragantino, e Michael, do Fluminense, o meia Higor, também do Flu. Saíram quatro jogadores: Vítor Michels, Luizinho Mello, Everton e Rômulo.

Cruzeiro (1º, 19): com o melhor elenco do país em mãos, só fez contratações pontuais e de bom nível. Elas respondem pelo zagueiro Manoel, do Atlético-PR, o atacante Neílton, do Santos, e o meia-atacante Marquinhos, do Vitória. Saíram jogadores que pouco eram aproveitados: o atacante Luan, o meia Élber e o volante Souza.

Figueirense (20º, 4): o lanterninha trouxe quase que um elenco novo para sair da situação pífia em que se encontra. Pouco antes da Copa, contratou o lateral esquerdo Kleber, ex-Inter, Santos e Corinthians. Durante o Mundial, chegaram os meias França e Felipe, o goleiro Júnior Oliveira, os zagueiros Neto e Cereceda (ex-Universidad de Chile), os atacantes Fornaroli (ex-Danubio), Mazola e Jonatan e o lateral Moacir. Saíram Jean Carlos e Everton Santos.

Flamengo (19º, 7): a aposta foi dar ao novo técnico Ney Franco a possibilidade de trabalhar com o mesmo elenco do qual Jayme de Almeida não tirava mais nada. A única mudança foi a chegada do meia Canteros, do Vélez. De resto, nenhuma mudança, apesar da péssima campanha no Brasileiro.

Fluminense (2º, 16): para a volta, as novidades são o meia Cícero e o zagueiro Henrique, ex-Bordeaux. Várias peças deixaram as Laranjeiras para enxugar o elenco: Wellington Silva, Ronan, Marcos Júnior, Higor, Willian, Martinuccio, Michael e Leandro Euzébio.

Goiás (7º, 15): saíram Rychely e Vítor, chegaram os laterais Léo Veloso (CFR Cluj) e Moisés (Grêmio) e o atacante Bruno Mineiro. Poucas mudanças para um time que faz bom papel.

Grêmio (6º, 15): um dos que mais e melhor se reforçou. Vieram o meia Giuliano, o atacante Fernandinho, o volante Fellipe Bastos e o lateral Matías Rodríguez. Saíram jogadores pouco aproveitados: Adriano, Yuri Mamute, Léo Gago, Moisés e Kleber.

Internacional (5º, 16): houve apenas duas chegadas: o meia Luque, do Colón, e o lateral Wellington Silva, do Fluminense. Ninguém deixou o Beira-Rio.

Palmeiras (11º, 13): reforços argentinos vindo em peso. Além do técnico Ricardo Gareca, que teve um mês para trabalhar o elenco, chegaram o atacante Mouche, ex-Boca, e o zagueiro Tobio, do Vélez. Saíram Alan Kardec, Serginho, França, Tiago Alves e Miguel.

Santos (10º, 14): as principais perdas são o meia Cícero e o atacante Neílton - deixaram a Vila também Bruno Peres e Victor Andrade. Vieram o volante Souza e o lateral Victor Ferraz, além de Renato, que retorna ao clube pelo qual foi campeão brasileiro em 2002 após dez anos.

São Paulo (4º, 16): duas ótimas contratações: o centroavante Alan Kardec e o meia Kaká, que retorna ao Morumbi 11 anos depois. Ninguém saiu. É um dos que mais agregam nível ao elenco, ao lado de Cruzeiro e Grêmio.

Sport (9º, 14): deixaram o clube Meza e Robert Flores. Chegaram o lateral Vítor e os meias Régis e Willian.

Vitória (18º, 7): reforçou todos os setores. Para a zaga, chegou Kadu, do Braga; no meio, Adriano, do Grêmio, e Marcinho, do Qatar SC; para o ataque, veio Marcos Júnior, do Flu. Tudo para sair da zona de rebaixamento. Deixaram o Barradão Jonathan Ferrari, Souza, Douglas, Marquinhos e Rodrigo Defendi.

Comentários

Vine disse…
Pra quem vai sentir falta do nível técnico da copa, ao menos teremos de volta um campeonato brasileiro embolado. Que o Cruzeiro não dispare de novo...