Enfim, a Bélgica

A Bélgica chegou ao Brasil badalada, cheia de jovens estrelas que prometiam um futebol vistoso. Na primeira fase, vieram três vitórias, é verdade, mas todas magras. Em nenhuma delas a atuação do time de Marc Wilmots foi convincente. Hoje foi o dia de os Diabos Vermelhos desencantarem. A Bélgica dominou os Estados Unidos durante quase todo o jogo, mostrou dinamismo, grandes jogadas, criou muitas chances de gol, tornou o goleiro norte-americano o craque do jogo e venceu com toda a justiça, em mais um jogo decidido numa emocionante prorrogação, uma das marcas do mata-mata desta Copa do Mundo.

Cansado das atuações anêmicas de Lukaku na fase de grupos, Wilmots escalou Origi no comando de ataque. Não é um jogador tão forte fisicamente, nem com tantas características de definição como o antigo titular, mas ele trouxe algo que faltava aos belgas: mobilidade. A partir do seu pivô, todo o setor ofensivo funcionou melhor: Hazard fez sua melhor partida na Copa pela esquerda, De Bruyne foi o maestro no meio e Mertens, apesar de bem marcado, criou o perigo de sempre pela direita.

E seria mesmo necessário ter muitas alternativas para superar a forte defesa norte-americana. O time de Klinsmann se notabilizou, nesta Copa do Mundo, por ser muito sólido defensivamente. Gana, Portugal e Alemanha tiveram extrema dificuldade em vazá-lo. Hoje, entrou com o zagueiro Cameron na lateral, para proteger melhor o setor pelo qual Hazard atacaria. Isso sem falar que os meias Bedoya e Johnson foram, na verdade, volantes ou assistentes de laterais, que mal passavam do meio-campo. A equipe entrou respeitando demais a Bélgica.

Os belgas demoraram a fazer gol, mas chegar na área rival era relativamente fácil - tudo porque a equipe encontrou espaços onde quase não havia, fazendo uma grande partida coletiva. Além dos quatro homens de frente, os laterais (especialmente Vertonghen) se projetavam com perigo, isso sem falar nos ótimos volantes Witsel e Fellaini. As trocas de passe eram tão envolventes que os zagueiros dos Estados Unidos frequentemente se viam ou em desvantagem numérica perante os belgas ou no mano a mano.

Este cenário descrito acima ocorreu mais no segundo tempo que no primeiro, que foi de certo equilíbrio. Na volta do intervalo, o time de Wilmots transformou o que era uma boa atuação num massacre. Os zagueiros Kompany e Van Buyten jogavam praticamente no campo americano, tal o adiantamento da marcação. Dempsey, extremamente bem marcado, era pouco acionado. O time de Klinsmann não tinha vazão, carecia de escape. A Bélgica ganhava todos os rebotes, se infiltrava por todos os lados, mas não conseguia o gol. Faltava a conclusão.

Foi por isso que entrou Lukaku, reabilitado por Wilmots do banco de reservas. Curiosamente, ele participou mesmo do primeiro gol belga, mas não como finalizador, e sim como construtor de uma ótima jogada pela direita, aproveitando também o fato de estar 100% fisicamente, ao contrário dos demais jogadores. A Bélgica fez 1 a 0 logo no primeiro minuto do tempo extra, e era natural mesmo que marcasse o seu gol, uma hora ou outra. Afinal, seria difícil os Estados Unidos resistirem a mais 30 minutos de pressão, após terem escapado sabe-se lá como de saírem atrás do placar nos 90 do tempo normal. O próprio Lukaku, aí na sua, fez 2 a 0 aos 14, praticamente encerrando a parada.

Praticamente. Porque Green, que entrou no intervalo da prorrogação, descontou o placar em seu primeiro toque na bola, na abertura do segundo tempo. Isso tornou os 15 minutos finais absolutamente eletrizantes. Toda bola recuperada resultava em uma chance de gol, para um lado ou para o outro. Momentos que entraram para a história da Copa do Mundo, pela emoção e incrível carga de tensão da partida. Simplesmente inesquecível. E nada de "pelada": era tudo com o coração aflorando, mas também com muita organização. Havia sentido em cada movimento. Um show.

Os Estados Unidos chegaram aonde deu. Foram até mais longe do que muitos previam, dado o grupo complicado em que caíram na primeira fase. Já a Bélgica era mesmo cotada para chegar às quartas de final. Em Salvador, finalmente mostrou a que veio nesta Copa. Com um ataque envolvente, uma zaga segura e um meio criativo e marcador, tem tudo para fazer um jogaço diante da Argentina no próximo sábado. É aí que reside a dúvida: Argélia, Rússia, Coreia do Sul e Estados Unidos estão longe do rol de favoritos ao título. Como será diante de uma seleção grande? No fim de semana, teremos a resposta.

Em tempo:
- Dos 8 jogos das oitavas, 5 foram para a prorrogação, e só 2 foram decididos nos pênaltis. Foram sete gols em cinco prorrogações. Média bem alta.

- Todos os 8 líderes de grupo se classificaram para as quartas de final. É a primeira vez que isso ocorre na história dos Mundiais.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Oitavas de Final
1º/julho/2014
BÉLGICA 2 x ESTADOS UNIDOS 1
Local: Fonte Nova, Salvador (BRA)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Público: 51.277
Gols: De Bruyne 2 e Lukaku 14 do 1º da prorrogação; Green 1 do 2º da prorrogação
Cartão amarelo: Kompany e Cameron
BÉLGICA: Courtois (7); Alderweireld (6), Van Buyten (6,5), Kompany (7,5) e Vertonghen (6,5); Witsel (6,5), Fellaini (7) e De Bruyne (8); Mertens (6) (Mirallas, 14 do 2º - 6,5), Origi (7) (Lukaku, início da prorrogação - 8) e Hazard (7) (Chadli, 5 do 2º da prorrogação). Técnico: Marc Wilmots
ESTADOS UNIDOS: Howard (9), Cameron (4,5), González (5), Besler (6,5) e Beasley (6); Jones (6,5), Zusi (5) (Wondolowski, 26 do 2º - 5), Bradley (6,5), Johnson (5,5) (Yedlin, 31 do 1º - 6) e Bedoya (5,5) (Green, intervalo da prorrogação - 6,5); Dempsey (6). Técnico: Jürgen Klinsmann

Comentários

Vine disse…
Jogaço a partir do segundo tempo. E que atuação do goleiro estadunidense! Fizeram um gif com as defesas dele. E tem lance!
Vicente Fonseca disse…
Impressionante a atuação do goleiro americano. É seguramente um dos melhores desta Copa.
Marcelo disse…
E a jogada ensaiada dos EUA na cobrança de falta?
Achei aquilo sensacional. Por pouco não saiu gol.
Vicente Fonseca disse…
Sensacional!!! Quando uma jogada ensaiada dá certo, é lindo de se ver. Foram muitos lances legais nessa partida. Jogaço!