Pronta para a "Copa América"

Brasil x Chile, Colômbia x Uruguai. Destes dois jogos sairá um semifinalista da Copa do Mundo. O vencedor do jogo entre brasileiros e chilenos pegará o de colombianos e uruguaios em Fortaleza, nas quartas. Uma mini Copa América, um ode ao futebol sul-americano, que tem mandado nos gramados brasileiros neste Mundial.

A Colômbia mostrou hoje que não está pronta apenas para o duríssimo empate com a Celeste, domingo, no Maracanã, mas também para esta mini Copa América que apontará um dos semifinalistas. Diante do Japão, se deu ao luxo de poupar 8 dos 11 titulares, passou com facilidade e ainda teve a genialidade de colocar em campo Farid Mondragón, 43 anos, novo recordista em idade dentro de uma Copa do Mundo.

O Japão, com a necessidade imperiosa de vitória, foi bem mais propositivo no primeiro tempo. O problema nipônico foi o dos dois jogos anteriores: a falta de um definidor eficiente. A equipe japonesa é tecnicamente boa, organizada, troca bons passes e até cria situações, mas a conclusão é realmente um problema. Honda tem de fazer tudo sozinho. Às vezes, quase consegue.

Poupando o grupo e forças, a Colômbia abriu o placar com Cuadrado, seguiu sendo pressionada e tomou o empate no último lance do primeiro tempo. Tudo levava a crer que a segunda etapa seria de pressão e ímpeto do Japão. Para não correr o risco de perder, Pekerman então sacou do banco o poupado James Rodríguez, maior expressão técnica da seleção. E aí ele fez o que fez: assistências para os dois gols de Jackson Martínez e um golaço com a categoria de quem conhece muito. Isso fora outros diversos lances de altíssimo nível. Jogou 45 minutos e foi disparado o melhor em campo. Jogador de outro patamar.

A Colômbia mostrou em campo porque foi escolhida como cabeça de chave da Copa. Pegou um grupo relativamente fraco, mas passou por cima dos seus adversários com uma campanha impecável, 100% de aproveitamento, duas goleadas e saldo positivo de 7 gols, idêntico ao da arrasadora Holanda. Se Suárez for punido e não puder jogar o confronto de oitavas, o time de Pekerman entra como favorito. Se Luisito tiver a complacência da Comissão Disciplinar da FIFA, as coisas se equilibram.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo C - 3ª rodada
24/junho/2014
COLÔMBIA 4 x JAPÃO 1
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (BRA)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Público: 40.340
Gols: Cuadrado (pênalti) 16 e Okazaki 45 do 1º; Martínez 9 e 36 e Rodríguez 43 do 2º
Cartão amarelo: Guarín e Konno
COLÔMBIA: Ospina (6,5) (Mondragón, 39 do 2º - sem nota), Arias (6), Valdez (5,5), Balanta (5,5) e Armero (5,5); Mejía (6), Guarín (6), Cuadrado (6,5) (Carbonero, intervalo - 5,5) e Quintero (5) (Rodríguez, intervalo - 8,5); Ramos (6) e Martínez (6,5). Técnico: José Pekerman
JAPÃO: Kawashima (5), Uchida (5,5), Yoshida (4,5), Konno (5) e Nagatomo (5); Aoyama (5) (Yamaguchi, 16 do 2º - 4,5), Hasebe (5,5) e Honda (6); Okazaki (5,5) (Kakitani, 23 do 2º - 5), Okubo (4,5) e Kagawa (5) (Kiyotake, 39 do 2º - sem nota). Técnico: Alberto Zaccheroni

Comentários