Passeio na floresta

Depois do empate com o México, muita gente ficou temerária quanto ao futuro do Brasil na Copa do Mundo, inclusive em relação à classificação para as oitavas de final. Um claro exagero, é óbvio, até pelo que vimos hoje à noite em Manaus. Camarões, rival brasileiro na próxima segunda-feira, chegará eliminado. E mais: foi surrado por uma Croácia que fez "apenas" quatro gols porque tirou o pé e tratou de enfeitar nas oportunidades que teve da metade para o final do segundo tempo. É um adversário fraquíssimo, que só tirará pontos da Seleção se muitas coisas absolutamente fora do normal acontecerem.

A seleção croata já havia feito um bom enfrentamento com o Brasil na estreia, e hoje repetiu a dose. A fragilidade de Camarões facilitou, claro, mas o jogo envolvente do time de Nico Kovac se repetiu desde o início do jogo. Os africanos até deram a impressão de que fariam um enfrentamento parelho, mas isso durou apenas cinco minutos. A Croácia rapidamente se adonou do jogo usando bem os pontas Olic e Perisic, abriu o placar logo aos 10 minutos e ainda viu sua vida extremamente facilitada com a tola expulsão de Alexandre Song, aos 39 minutos.

Precisando vencer para seguir com chances de classificação, o técnico Volker Finke não mexeu na estrutura tática camaronesa na volta do intervalo. Este erro abriu de vez a porteira. É difícil precisar quantas chances a Croácia teve de marcar na etapa final, tantas foram as oportunidades. Perisic ampliou logo aos dois minutos, Mandzukic fez outros dois e perdeu vários outros. O quarto gol foi um retrato do time mal treinado e desunido: Ekotto caminhava lentamente, descompromissado, dando condições para a conclusão do artilheiro croata. Pouco antes, brigou aos empurrões com Moukandjo. A colocação de Eto'o no banco é igualmente sintomática neste sentido.

O passeio foi tão tranquilo que não há muito mais a ser dito em termos técnicos e táticos. A diferença do placar feito por Croácia e México contra Camarões engana: os mexicanos só ganharam de 1 a 0 porque houve dois gols mal anulados. Não fossem os erros de arbitragem, teriam conquistado diferença de gols maior. Esta é a verdadeira decisão do Grupo A, como era previsível. O México terá a vantagem do empate, um bônus importante em um confronto que tende a ser bastante parelho.

Quanto ao Brasil, nada a temer. Bom, se perder para Camarões, talvez seja melhor mesmo cair fora mais cedo.

Em tempo:
- Como teria sido Brasil x Croácia se Mandzukic tivesse jogado no lugar do limitado Jelavic? Ah, deixa pra lá!

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo A - 2ª rodada
18/junho/2014
CAMARÕES 0 x CROÁCIA 4
Local: Arena da Amazônia, Manaus (BRA)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Público: 39.982
Gols: Olic 10 do 1º; Perisic 2 e Mandzukic 15 e 27 do 2º
Cartão amarelo: Eduardo
Expulsão: Alexandre Song 39 do 1º
CAMARÕES: Itandje (4,5), M'Bia (4), Chedjou (4,5) (Nounkeu, intervalo - 4), N'Koulou (4) e Ekotto (4); Matip (4,5), Alexandre Song (2) e Enoh (4,5); Choupo-Moting (4) (Salli, 29 do 2º - 4,5), Aboubakar (4) (Webo, 24 do 2º - 4,5) e Moukandjo (4,5). Técnico: Volker Finke
CROÁCIA: Pletikosa (6), Srna (6,5), Corluka (5,5), Lovren (6) e Pranjic (6); Rakitic (6), Modric (6,5) e Sammir (6) (Kovacic, 26 do 2º - 5,5); Perisic (7) (Rebic, 32 do 2º - sem nota), Mandzukic (7,5) e Olic (7,5) (Eduardo, 23 do 2º - 5,5). Técnico: Nico Kovac

Comentários

Diego disse…
Oi, Vicente;

Como bom gremista, estou fazendo as contas aqui para ver qual o resultado mínimo que o Brasil precisa pra garantir a vaga, mesmo que seja a segunda do grupo. O Brasil só fica fora se perder para os Camarões e Croácia e México empatarem, certo? Assim o México iria a 5 pontos e a Croácia a 4, com melhor saldo que o Brasil.

Abraço!
Vicente Fonseca disse…
Fala, Diego!

É exatamente isso. Outra hipótese é o Brasil perder por maior diferença que o México na última rodada. Aí, os mexicanos poderiam superar o Brasil no saldo. Mas é ainda mais improvável esta possibilidade.

Abraço!
Diego disse…
Oi, Vicente;

Obrigado pela resposta! De fato parece muito improvável que o Brasil fique de fora da próxima fase, mas o temor de uma tragédia "à la 1950" ronda as minhas idéias.

A caráter de curiosidade, assisti o jogo Chile vs Espanha com um amigo chileno que, claro, festejou muito o resultado e está confiante para o resto da Copa, principalmente para uma eventual oitavas-de-final com o Brasil. O melhor, no entanto, foi uma frase que ele, tomado pela emoção, soltou durante a partida (e que achei genial): "A Espanha sem o Messi nem o Di Maria é uma porcaria!".

Abraço e, como sempre, parabéns pelo trabalho!
Vicente Fonseca disse…
Hahaha, sensacional a frase desse teu amigo.

Abraço!