Chegou a hora

Sete anos, muitas obras atrasadas, discussões sobre os benefícios e malefícios de sediar um torneio deste porte, abusos por parte da FIFA e gigantescos protestos depois, a Copa do Mundo de 2014, enfim, chegou. Sim, vai ter Copa, como diz o bordão por aí. E sem negar a importância de todas as discussões a respeito do controverso "privilégio" de sediar um evento deste porte, faremos aqui uma cobertura completa de todos os 64 jogos deste Mundial.

A Copa de 2014 tem tudo para ser interessantíssima dentro de campo. Depois de 36 anos, o torneio volta à América do Sul, onde seleções europeias jamais levantaram a maior taça do planeta. Isso pesa quase tanto quanto questões técnicas. Se a Alemanha possui provavelmente a melhor seleção do mundo e a Espanha segue sendo temível por tudo o que fez nos últimos seis anos, ambas tendem a estranhar o clima brasileiro bem mais que do que a Argentina, por exemplo, que tem uma equipe diferenciada do meio para a frente, mas inferior às duas gigantes europeias atrás.

Há também toda a questão da seleção brasileira. Alguém lembra a última vez que o Brasil perdeu em casa para uma seleção europeia? Isso certamente pesa muito a favor do time canarinho, que lutará em 2014 ao lado de sua torcida contra duas questões importantes: o peso de nunca ter vencido um Mundial em casa e suas fragilidades técnicas. O título da Copa das Confederações foi importantíssimo para afirmar a equipe verde-amarela, mas o Brasil ainda tem menos time que Espanha e Alemanha, e é ofensivamente pior do que Argentina e Uruguai. E mais: das oitavas em diante, a tendência é só pegar pedreiras, a começar por Espanha, Holanda ou Chile.

Há, ainda, outras tantas seleções capazes de surpreender. O envolvente Chile de Sampaoli, por exemplo, tem boas chances de cometer a façanha de eliminar um dos finalistas de 2010 já na etapa de grupos. A Colômbia, mesmo sem Falcao, é uma seleção bem treinada, e tem o Fator América do Sul a seu lado. A desconhecida Bósnia possui uma dupla de ataque que pode dar dor de cabeça à instável zaga argentina. Bélgica e Rússia vêm com seleções respaldadas por uma grande eliminatória.

Isso sem falar nas brigas da primeira fase. Se Espanha, Holanda e Chile devem travar um duelo sensacional no Grupo B, Uruguai, Inglaterra e Itália formarão o primeiro grupo com três campeões mundiais da história da Copa do Mundo. No Grupo G, temos a melhor seleção do mundo (Alemanha), a melhor da África (Gana), a melhor da América do Norte e Central (Estados Unidos) e a do melhor jogador do mundo (Portugal). Aliás, como estará fisicamente Cristiano Ronaldo? E Luis Suárez? E a França sem Ribery, será que dará caldo? Será que Neymar brilha? Será que Xavi se recupera de sua temporada só mediana no Barcelona? Será que esta será, enfim, a Copa de Messi?

São muitas questões a serem respondidas. A Copa do Mundo de 2014, ao contrário de algumas recentes, tem várias seleções fortes, craques do mais alto gabarito, grandes jogos marcados desde a primeira rodada (ver a reprise da última final logo no segundo dia de jogos é absolutamente sensacional). Apesar de todos os problemas, tem tudo para ser um torneio histórico. Que assim seja.

Neste link está o nosso mapa temática da Copa do Mundo de 2014. Neste Mundial, o Carta na Manga escolherá sua seleção de acordo com a média de notas de cada atleta, como na Bola de Prata da revista Placar para o Brasileirão. O regulamento e a classificação atualizada podem ser conferidos aqui.

COPA DO MUNDO 2014
Participantes: 32
Favoritos: Brasil, Espanha, Argentina e Alemanha
Correm por fora: Holanda, Uruguai, Itália e França
Podem chegar longe: Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Inglaterra, Suíça, Bósnia, Nigéria, Portugal, Gana, Bélgica e Rússia
Menos cotados: Croácia, México, Grécia, Japão, Equador e Estados Unidos
Zebras: Camarões, Austrália, Costa Rica, Honduras e Coreia do Sul
Figurantes: Irã e Argélia

Fórmula: as 32 seleções estão divididas em oito grupos de quatro equipes cada. As duas melhores de cada chave passam para a etapa final, que é em mata-mata até a decisão. Havendo empate nos 90 minutos, haverá prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade, a disputa irá para os pênaltis.

Os campeões
Brasil - 5 títulos (1958/62/70/94/2002)
Itália - 4 títulos (1934/38/82/2006)
Alemanha - 3 títulos (1954/74/90)
Uruguai - 2 títulos (1930/50)
Argentina - 2 títulos (1978/86)
Inglaterra - 1 título (1966)
França - 1 título (1998)
Espanha - 1 título (2010)

Últimos 10 campeões
1974 - Alemanha Ocidental
1978 - Argentina
1982 - Itália
1986 - Argentina
1990 - Alemanha Ocidental
1994 - Brasil
1998 - França
2002 - Brasil
2006 - Itália
2010 - Espanha

Palpite para 2014: Argentina

Comentários