Coupe de l'Outre Mer: quem tem Fontaine não precisa de Neymar!

Antes de tudo, uma pequena introdução. Quem anda ouvindo o Carta na Mesa nos últimos meses (muito obrigado a todos, aliás) tem tido a oportunidade de escutar esse vosso humilde digitador comentando aspectos pitorescos, incomuns ou sumamente geniais de áreas pouco privilegiadas do futebol mundial. É o quadro De Chiripa, onde todos os lugares onde se joga futebol no planeta podem encontrar seu espaço, desde Sudão do Sul até Kiribati passando pela Ilha de Man e indo até Sealand (todos, de um modo ou de outro, já estiveram presentes no quadro em questão). A ideia, agora, é levar o De Chiripa um pouco mais adiante - de modo que tentarei, uma vez por semana (sempre às terças-feiras), trazer nesta coluna um pouco mais do futebol internacional sem glamour, sem craques, sem dinheiro e sem títulos de nota - mas cheio de paixão, que é (vocês sabem bem) o verdadeiro combustível do mundo. Certo então? Sigam-me os bons!

Ilhas Reunião, grande campeã da Coupe de l'Outre Mer 2012
Para quem está chateadíssimo com a eliminação da Romênia e acha que Burkina Faso estar fora da Copa do Mundo esvaziou de vez o interesse na competição, há sempre algumas alternativas à disposição. Um torneio que promete movimentar os francófonos ao redor do globo é a edição 2014 da garbosa Coupe De l'Outre Mer (que, em português escorreito, poderia ser traduzida como Copa d'Além-Mar). Trata-se de uma disputa que envolve seleções de territórios ultramarinos franceses ao redor do mundo. O interessante certame acontece de dois em dois anos e foi criado em 2008, como forma de substituir uma competição semelhante chamada Coupe des Clubs Champions de l'Outre Mer.

Embora fosse bem sucedida (ocorria anualmente desde 1997, sem interrupções), o caráter limitado da copa em questão (só clubes de algumas poucas áreas podiam participar) levou a uma reformulação, transformando-a em uma competição de seleções e ampliando o leque de territórios aptos a participar. Hoje, são 11 seleções com predicados mínimos para jogar a Coupe de l'Outre Mer: Guiana Francesa, Saint Barthélemy, Saint Martin, Guadalupe, Martinica, Saint Pierre e Michelon (todas na área das Américas), Mayotte, Ilhas Reunião (ambas na África), Wallis e Futuna, Taiti e Nova Caledônia (as três últimas da Oceania).

A fórmula de disputa escolhida em 2012 não é complicada, mas é pouco usual: em dois grupos de quatro, após enfrentamento em turno único, os líderes iam para a final, os vices disputavam o terceiro lugar e assim por diante, sem a realização de semifinais. Partidas empatadas eram decididas nos pênaltis, o que gerava mudanças de pontuação: vencer no tempo normal valia 4 pontos, enquanto a vitória nos pênaltis rendia 2 tentos, a derrota nas penalidades resultava em um pontinho e a derrota nos noventa minutos deixava o infeliz selecionado de guaiaca vazia.

As três primeiras edições da Coupe de l'Outre Mer foram disputadas em solo francês, com completa supremacia de Ilhas Reunião e Martinica, que disputaram todas as finais - ou seja, quando uma ganhou a outra ficou em segundo lugar e vice-versa. A atual campeã é Ilhas Reunião, que triunfou em 2012 após um empate em 2x2 e uma dramática disputa de pênaltis: 10x9 para os africanos, com nada menos que 13 cobranças para cada lado. As Ilhas Reunião tiveram também o artilheiro do certame, um cidadão de sobrenome deveras adequado: Jean-Michel Fontaine, com sete gols, um deles na final.

Não tá fácil para ninguém: em 2012, Taiti
enfrentou Mayotte e levou 3x1
O Taiti, que não faz muito alegrou nossas almas disputando a Copa das Confederações, não é sequer a terceira força na Coupe de l'Outre Mer: quem ocupa o posto é Guadalupe, que ficou com o terceiro lugar em todas as edições do torneio até hoje. Em 2012, os taitianos deixaram a desejar: ficaram em terceiro de sua chave na fase de grupos, atrás de Martinica e Mayotte, e tiveram que se contentar com a disputa de quinto lugar, onde... Perderam para a Guiana Francesa por 2x1. Por aí já se percebe o altíssimo nível técnico do torneio - afinal, um participante da badalada Copa das Confederações não consegue ir além do sexto lugar...

Para 2014, está sendo estudada uma novidade: pela primeira vez, a Coupe de l'Outre Mer pode ser jogada fora da França - no caso, em Guadalupe, que já se prontificou a receber os jogos. Caso se confirme, será outro grande foco de interesse para essa simpática competição - uma alternativa respeitável para quem está cansado da badalação em torno da Copa do Mundo no Brasil. Guadalupe nem é tão longe assim, na verdade - vai que rola uma viagenzinha marota no meio do ano para assistir a competição ao vivo? Eu certamente cogitaria.

(Obrigado ao nobre Eduardo Menezes pela sugestão de assunto - valeu, queridão!)

DROPS

- Ocorrem nesta terça-feira as semifinais da CECAFA Cup 2013 - a mais antiga competição de seleções do continente africano, reunindo selecionados do chamado Chifre da África e arredores. Em um dos jogos, a Tanzânia (que vem credenciada por eliminar nos pênaltis o bicho-papão Uganda nas quartas-de-final) enfrenta o país-sede Quênia, enquanto a favorita Zâmbia encara o corajoso Sudão. A decisão de terceiro lugar e a grande finalíssima ocorrem na quinta-feira (12).

- Outra competição com jogos nesta terça-feira é a Hazfi Cup iraniana, um torneio de considerável tradição no futebol do país. A partida de hoje é entre Esteghlal (um dos clubes mais fortes do Irã) e o Caspian Qazvin e é atrasada da quinta fase -  na verdade, já foram disputados até jogos das oitavas-de-final, mesmo sem definição de todos os classificados, em uma desorganização de dar inveja ao nosso bagunçado futebol brasileiro. O vencedor da Hazfi Cup garante uma das quatro vagas do Irã para a AFC Champions League.

Nadur Youngsters, o terror do bispado de Gozo,
meteu 6x0 no Xaghra United no último dia 7
- Por fim, vale mencionar a GFA Cup, emocionante torneio de clubes em formato mata-mata que enche de futebol a ilha de Gozo, pertencente a Malta mas com razoável independência cultural e administrativa. O Nadur Youngsters garantiu vaga às semifinais com uma folgada vitória de 6x0 sobre o Xaghra United, enquanto o SK Victoria Wanderers fez 1x0 no finzinho para eliminar o atual campeão Kercem Ajax. Oratory Youths e Victoria Hotspurs também estão classificados para as semifinais da GFA Cup, que ocorrem apenas em abril do ano que vem. Enquanto isso, a Liga de Gozo (que existe desde 1937, caso você não saiba) segue a todo vapor, com a liderança de momento nas mãos do Nadur Youngsters (22pts), seguido por Xewkija Tigers e Victoria Wanderers (ambos com 18pts).

As fotos saíram da página da Coupe de l'Outre Mer 2012 no facebook e da Federação de Futebol de Gozo

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Incrível como o Taiti conseguiu ganhar a Copa da Oceania se não consegue sequer ganhar a Copa d'Além Mar. Acho que as Ilhas Reunião não levariam 10 a 0 da Espanha, certo?