A campeã em real perigo



Por algum período do ano passado, e até mesmo no começo de 2013, pensávamos que o país campeão que corria real risco de ficar de fora da Copa do Mundo no Brasil era o Uruguai, que patinava nas eliminatórias sul-americanas. No fim das contas, a Celeste está na Copa. E quem tem enormes chances de cair fora é justamente a seleção já campeã que teve pior desempenho no Mundial de 2010: a França.

A eliminação na primeira fase da Euro 2008, a polêmica classificação para a Copa de 2010 e o posterior fiasco nela já eram indícios claros de que a França ainda não havia conseguido superar a aposentadoria de Zidane. Em 2012, os Bleus fizeram uma Euro nada mais que razoável, abaixo da expectativa que se depositou nela. Nas eliminatórias, chegar à frente da Espanha era difícil. O que ninguém esperava era o fracasso no jogo de ida da repescagem.

Na última Euro, a única vitória francesa foi justamente sobre a Ucrânia, então anfitriã, por 2 a 0. A fraca seleção ucraniana entrava como zebra diante dos franceses, mas conseguiu um 2 a 0, agora a favor, que dificilmente será revertido. Bom, chance existe: a França não é mais aquela, não chegará ao Brasil (se passar) como candidata ao título, mas é uma equipe ainda forte. Recentemente, fez 6 a 0 na razoável Austrália, em um amistoso. Mas golear a Ucrânia em um jogo decisivo é outro papo. Em somente um jogo desta eliminatória a equipe fez 3 a 0, na já eliminada Finlândia, que é bem inferior.

De todas as oito seleções europeias que atuaram ontem, a França é a que em pior situação ficou. A Romênia também se complicou: levou 3 a 1 da Grécia e precisa fazer 2 a 0 em Bucareste num time conhecido por se fechar muito bem. Mas 2 a 0 basta, ao contrário dos franceses. Já Portugal conseguiu um importante 1 a 0 contra a Suécia, num jogo disputadíssimo. O gol de Cristiano Ronaldo dá o favoritismo aos lusitanos, mas o jogo de Estocolmo promete ser duro. Em Reykjavik, Islândia e Croácia ficaram no 0 a 0. Favoritismo croata, claro, mas um golzinho pode dar aos islandeses uma classificação histórica. Ficou tudo para quarta que vem.

Em tempo:
- Na última vez que ficou fora de uma Copa, em 1994, a França foi eliminada também em casa, por outra equipe do leste europeu. Naquele caso, a histórica Bulgária de Stoitchkov.

Um Chile histórico
Vencer a Inglaterra em Wembley é sempre um feito histórico. Para o Chile, um dos países emergentes do futebol mundial, portanto, a sexta-feira foi de gala. Com dois de Alexis Sánchez, a equipe de Jorge Sampaoli provou que não vem ao Brasil para ser coadjuvante: meteu 2 a 0 nos inventores de futebol com autoridade. Em uma Copa em solo sul-americano, onde sul-americanos costumam ir longe, apostar em boa campanha dos chilenos não é má ideia. Em outro amistoso importante desta sexta, Itália e Alemanha ficaram no 1 a 1.

Definições na África
Começam hoje os jogos de volta da fase final das eliminatórias africanas. A Nigéria bateu a Etiópia fora de casa por 2 a 1 e pode até perder por 1 a 0 em casa que estará na Copa. O jogo é às 13h. Às 17h, é a vez de Senegal tentar reverter os 3 a 1 aplicados pela Costa do Marfim no jogo de ida.

Por quem torcer?
Para o Grêmio, é ótimo que Botafogo e Atlético Paranaense tenham de se enfrentar hoje no Maracanã. Afinal, ao menos um deles perderá pontos, senão ambos. Mas qual resultado é o melhor para o Tricolor? Sem dúvida, um empate. Afinal, com ele a distância para o Fogão poderá crescer para 5 pontos, e ao mesmo tempo será possível passar o Furacão. Claro, desde que amanhã a equipe faça a sua parte e vença o Flamengo. Se não, não tem resultado que preste.

Comentários

Igor Natusch disse…
A Romênia se complicou, mas o páreo certamente não está corrido. A Grécia é hoje uma equipe diferente: ataca muito pelas pontas em um 4-3-3 de rápida recomposição sem a bola, mas não tem mais a marcação fortíssima de tempos idos. Ontem, por ex, a Romênia poderia até ter feito um segundo gol, se tivesse jogado com mais calma e colocado a bola no chão ao invés de insistir em inúteis chuveirinhos. O meio-para-frente romeno tem vários jogadores de bom nível (Marica, Stancu, Torje, Maxim - que não jogou -, Tanase etc) e pode fazer os gols necessários. O problema é não sofrer nenhum. Aliás, o maior problema mesmo é o Piturca na casamata...

A França já está com um pé fora do trem da Copa. É uma seleção pouco empolgante, e não é de agora. E que venha a Islândia!