O novo líder nasce de Seedorf



Que Seedorf é o principal nome do Botafogo (para não cairmos no clichê de dizer que é a "estrela solitária" da equipe), todos sabemos. E hoje ele comprovou isso mais uma vez. O holandês foi o termômetro do novo líder do Campeonato Brasileiro. Enquanto esteve marcado e pouco participativo, o time penou. Na etapa final, quando ele efetivamente entrou no jogo, a equipe cresceu. E venceu o Fluminense, graças a um gol, é claro, dele.

A Arena Pernambuco viu um Fluminense superior no primeiro tempo - e na maior parte do jogo, até. O Tricolor até teve menos posse de bola que o Fogão na etapa inicial, mas era muito mais objetivo. Com seus três meias, o Botafogo não conseguia abastecer o solitário Rafael Marques. A posse de bola da equipe era estéril e defensiva, basicamente de toques para os lados dos zagueiros e volantes. O time chegou duas vezes com perigo apenas, uma com Vitinho, outra em jogada de Seedorf que acabou numa furada de Rafael Marques.

O Flu, ao contrário, levou perigo desde o início. Apesar de mais uma atuação anêmica de Wagner, as bos subidas dos alas e a objetividade de Rhayner e Rafael Sobis davam ao time de Abel Braga muito mais volume ofensivo que o Botafogo. Jefferson fez duas grandes defesas no primeiro tempo, uma em cabeçada de Sobis, outra em chute de Bruno, fora outras boas chances. Se Fred não estivesse tão bem marcado pelo eficiente Dória, talvez a equipe fosse para o intervalo com vitória parcial.

Na etapa final, Seedorf passou a participar mais do jogo. Buscava bola com os volantes, distribuía-a aos companheiros e trouxe, enfim, o Botafogo para cima. A pressão durou pouco mais de 10 minutos, mas o Fluminense já não conseguia levar perigo como no primeiro tempo. O jogo caiu muito de ritmo. A monotonia só foi interrompida quando Jefferson salvou gol certo aos pés de Rafael Sobis, aos 22. O lance acordou com o Flu, que voltava a criar mais chances e parecia mais perto do gol. Aí, Seedorf arriscou de longe, o "morrinho artilheiro" matou Diego Cavalieri e decretou a vitória alvinegra no clássico.

O Botafogo é o novo líder do Brasileiro, e chega a esta condição por méritos, pois realmente é um bom time. Hoje, Elias, ex-Corinthians fez sua estreia entrando no segundo tempo, prova de que há também elenco em General Severiano. Ainda assim, é preciso relativizar: a liderança veio com uma bela vitória em um clássico contra o atual campeão brasileiro, mas a verdade é que o Fluminense foi melhor na maior parte do jogo. Mas... não foi assim que o próprio Flu ganhava muitos de seus jogos na campanha do título de 2012? Pois é.

Campeonato Brasileiro 2013 - 6ª rodada
7/julho/2013
BOTAFOGO 1 x FLUMINENSE 0
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (RJ)
Público: 9.669
Renda: R$ 368.550,00
Gol: Seedorf 38 do 2º
Cartão amarelo: Dória, Gabriel, Marcelo Mattos, Rhayner e Edinho
BOTAFOGO: Jefferson (7,5), Lucas (5), Bolívar (5,5), Dória (6,5) e Júlio César (5,5); Marcelo Mattos (6), Gabriel (5), Seedorf (7) (André Bahia, 46 do 2º - sem nota), Lodeiro (5,5) (Lucas Zen, 40 do 2º - sem nota) e Vitinho (5,5) (Elias, 31 do 2º - 5,5); Rafael Marques (5). Técnico: Oswaldo de Oliveira (6)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (5,5), Bruno (5,5), Gum (6), Digão (5,5) e Carlinhos (5); Edinho (5,5), Jean (5) e Wagner (5) (Samuel, 36 do 2º - sem nota); Rhayner (6) (Biro Biro, 24 do 2º - 5,5), Fred (6) e Rafael Sobis (6,5) (Deco, 36 do 2º - sem nota). Técnico: Abel Braga (5,5)

Comentários