Ninguém é santo

Santa Fé e Santa Cruz têm menos time que Grêmio e Internacional, na teoria, mas ingredientes suficientes para complicar a vida de ambos na Libertadores e na Copa do Brasil.

A tarefa gremista, apesar de ser em casa, é mais complicada. Afinal, o time vive momento ruim e o próprio Santa Fé é muito mais time que o Santa Cruz. Não sofrer gols hoje à noite na Arena é quase tão importante quanto marcá-los. Sem Zé Roberto, Marco Antônio deve jogar ao lado de Elano. Guilherme Biteco, no entanto, é um jogador mais interessante para dar velocidade e inventividade a um time que tem mostrado dificuldades contra retrancas e promete lentidão para hoje à noite. E o Santa Fé, pelo esquema que Gutiérrez tem treinado, virá fechadinho hoje a Porto Alegre.

Muitos defendem a colocação de Vargas como meia pela esquerda, como na seleção chilena de Jorge Sampaoli, o técnico que melhor soube aproveitar suas características quando treinava a mágica Universidad de Chile de 2011. Pode ser, mas hoje o ideal, pelas fragilidades do Santa Fé, é mantê-lo aberto e adiantado pela direita. Por ali, ele e Elano enlouqueceram o lado esquerdo defensivo do Caracas, na Arena, pela fase de grupos. E este é justamente o ponto fraco do Santa Fé. Se Real Garcilaso, Tolima e Cerro Porteño criaram muitas dificuldades por ali na fase de grupos, o Grêmio também pode.

No caso colorado, as chances de eliminação são bem menores devido à distância técnica entre as equipes. Mesmo assim, há grandes desafios pela frente. A diminuição da pena de Leandro Damião ajuda muito, mas a ausência de D'Alessandro pesa demais para um time que tem se mostrado dependente dele há alguns anos, problema que Dunga ainda não conseguiu solucionar. Diante de um Arruda lotado e de uma equipe motivada por ter eliminado o Náutico, nos Aflitos, nas semifinais do estadual domingo passado, é difícil imaginar classificação antecipada, como ocorreu no Acre. Empate com gols não é um resultado desprezível, longe disso. O Santa Cruz pode estar na Série C, mas tem força e tradição, e isso pesa num mata-mata.

A quarta-feira terá ainda outros dois jogaços. Às 15:45, o Barcelona tentará o milagre diante do Bayern München, no Camp Nou. Às 21:50, tem simplesmente Boca Juniors x Corinthians na Bombonera, revanche da final de 2012 nas oitavas da Libertadores de 2013. E mais uma porção de jogos pela Copa do Brasil, claro. O Dia do Trabalho é, mesmo, de muito trabalho a todos que se envolvem no futebol.

Comentários

Chico disse…
Dia de pressionar o adversário até obter a vitória! Temos de fazer o escore hoje.

A melhor notícia do dia: quem treina o time é o Roger.

Chegou a hora, apesar de todas as dificuldades, AVANTE TRICOLOR!