Menos bola, mais gols



Muito bom jogando em casa, o Emelec recebeu no George Capwell um dos melhores times da América do Sul quando joga como visitante. O curioso é que ambos são ótimos neste tipo de jogo (o Emelec recebendo, o Flu visitando), mas sem tomarem a iniciativa da partida: sempre reagindo às ações adversárias, contragolpeando - em casa, os equatorianos só foram propositivos diante do fraco Deportes Iquique, esperou Peñarol e Vélez, e venceu todos eles. Neste caso, quem tivesse menos a bola curiosamente é que imporia seu estilo. Prevaleceu o estilo de jogo equatoriano: mesmo sem jogar bem (errou quase metade dos passes que tentou), o Emelec esperou o Fluminense e foi muito mais eficiente, embora não tenha merecido a vitória.

Não mereceu porque ela surgiu de um gol surgido em um pênalti inexistente de Carlinhos no habilidoso argentino Mondaini. Desfalques? Ambos tiveram. O Flu jogou sem Deco e Fred, o Emelec não tinha seus três melhores zagueiros (Nasuti, Quiñonez e Achillier). É claro que os desfalques tricolores pesam mais, mas perder o miolo de zaga titular e o reserva imediato também não é mole, ainda mais quando levar gol em casa é um problema.

Ainda sem as condições físicas ideais, Thiago Neves entrou no segundo tempo e melhorou a equipe de Abel Braga. Ao mesmo tempo, Gustavo Quinteros se viu obrigado a retirar o insinuante De Jesús também por cansaço no segundo tempo, justamente quando a equipe mais precisava dele. O Emelec, apesar de não ter jogado bem e ter conseguido a vitória com um gol pra lá de discutível, também apresentou seus dotes de superação.

O resultado é bem reversível, não apenas pelo gol obtido no Equador, mas porque a diferença é mínima e o Fluminense é melhor. No entanto, não será mole: o Emelec, é verdade, obteve resultados pífios até agora na Libertadores fora de Guayaquil. Não marcou um gol sequer, levou 2 a 0 do modestíssimo Iquique, perdeu do Peñarol por 1 a 0, mas segurou um empate fundamental contra o Vélez, em Buenos Aires, mostrando que pode, sim, complicar a vida de um time tecnicamente superior ao jogar fechado. O Flu, por sua vez, não repete no Rio de Janeiro os bons jogos longe da Cidade Maravilhosa. Pariu um elefantinho para vencer o Caracas, empatou com o Huachipato e foi goleado pelo Grêmio. Vem drama por aí.

Comentários

Franke disse…
Muito equilibrados estes primeiros jogos das oitavas, não?
Vicente Fonseca disse…
Muitíssimo, Fipa. Nenhum com vitória por mais de um gol de diferença. Para mim, nenhum confronto está definido, nem o do Galo.

Foram 6 vitórias dos mandantes (Grêmio, Boca, Tigre, Olímpia, Garcilaso e Emelec) e 2 dos visitantes (Atlético-MG e Vélez). Outra prova do equilíbrio geral da competição (75% dos líderes perderam).