D'Ale dependência



Contra o fraquíssimo Rio Branco, no Acre, o Internacional já havia tido sérias dificuldades para eliminar o jogo de volta sem poder contar com D'Alessandro por 75 dos 90 minutos da partida. Era, portanto, esperado que a equipe não fosse conseguir bater o Santa Cruz, um time bem mais forte, no Arruda, sem seu principal jogador. A presença de Leandro Damião amenizou, mas não resolveu o problema. O Inter criou pouco, foi lento e ainda sofreu com o time pernambucano em boa parte do primeiro tempo. Uma equipe melhor talvez tivesse conseguido um gol.

Durante o Carta na Mesa de hoje, não lembro qual dos colegas falou, mas citou que Forlán poderia ser o substituto de D'Ale quando ele estiver ausente. De fato, na seleção uruguaia, seus melhores momentos na Copa de 2010 foram jogando mais recuado. É fato que ele pediu, quando desembarcou em Porto Alegre, há 10 meses, para jogar como atacante. Mas sem dúvida é uma alternativa mais válida que Vítor Júnior, o inexplicável titular de ontem em Recife.

A aposta de Dunga em D'Alessandro tem um claro ponto positivo, que foi o de reabilitar o argentino e seu futebol deslumbrante. Porém, há um lado reverso: acentuar uma dependência da qual o Inter sofre desde o segundo semestre de 2010. O que talvez o Capitão do Tetra não contasse é com a falta de opções para substituí-lo. Fred tem características bem diferentes e não tem ido bem; Dátolo vai sumindo mais a cada dia que passa; Otávio é bom jogador, mas há talvez o receio de que não esteja pronto para tamanha responsabilidade; e Vítor Júnior é uma contratação completamente equivocada. Andrezinho cairia bem numa hora dessas.

Apesar de tudo, a classificação à terceira fase da Copa do Brasil não corre tantos riscos. Os colorados costumam lembrar o histórico ruim na competição, citando eliminações para times como Criciúma, Londrina, Ceará, Paraná, América-MG, Juventude, Fortaleza, Remo, Paulista... De fato, exemplos trágicos sobram. Mas, neste momento, a maior tragédia para o Inter é perder D'Alessandro. E, no Centenário, ele jogará.

Comentários