Sim aos testes, não aos nomes

Não surpreende o fato de Luiz Felipe fazer uma convocação com nomes surpreendentes. O que surpreende, e faz eu discordar de vários dos convocados na tarde de hoje, são os próprios nomes. O amistoso contra a Bolívia, sábado, só terá jogadores que atuam no futebol brasileiro, mas isso não impede Felipão de testar jogadores que possam realmente compor o elenco da seleção. Só que muitos dos nomes chamados não têm condição de sequer serem cogitados, ao menos neste momento.

É o caso, por exemplo, de Leandro. Atacante que surgiu como grande promessa em 2011 no Grêmio, perdeu o rumo depois de alguns meses e foi emprestado ao Palmeiras, onde tem ido muito bem novamente. No entanto, há dezenas de atacantes superiores ou, ao menos, mais prontos para vestirem a camisa canarinha. Basta lembrar que Leandro saiu do Grêmio por estar atrás de seis ou sete atacantes do elenco tricolor na hierarquia para 2013. Não pode estar entre os cinco melhores da posição no país, como sugere uma convocação. Matheus Vidotto, Dória e Douglas Santos entram neste mesmo grupo, em suas respectivas posições.

Em janeiro de 2002, contra esta mesma Bolívia, Felipão fez um teste valioso, que serviu para testar alguns nomes de grande potencial que acabaram compondo o elenco que foi pentacampeão no Japão e na Coreia do Sul. Daqueles 6 a 0 em Goiânia saíram nomes como Juan, Anderson Polga, Cris, Beletti, Gilberto Silva e Kleberson, todos com ao menos uma Copa do Mundo no currículo. Mas todos eram jogadores que já se destacavam muito por seus clubes no cenário nacional, ao contrário destes quatro que frisei chamados agora.

Sugestões? Cássio, goleiro do Corinthians; Gum, zagueiro do Fluminense; Douglas, lateral do São Paulo; e vários atacantes, como Bernard (como ele segue de fora???), do Atlético-MG, Wellington Nem, do Fluminense, Carlos Eduardo, do Flamengo - que vem mal, mas tem potencial para ser ao menos testado, entre outros. Todos mais prontos, mais úteis e mais merecedores de uma chance que Leandro e companhia.

Comentários

Igor Natusch disse…
Leandro é ZUERA do Felipão. Só pode. Quando li comentários no twitter achei que era brincadeira.
Samir disse…
O Bernard é a grande incognita. Percebo q ele n quis levar dois, três jogadores da mesma equipe, porém, o Bernard está tem prioridade, deve ser convocado antes do Ronaldinho.

O Leandro, não sei, só espero que ele tenha sido emprestado pelo Grêmio, pq já valorizou 4000%
Vicente Fonseca disse…
Sim, o Leandro ainda pertence ao Grêmio, foi emprestado ao Palmeiras.
Lourenço disse…
O Bernard está machucado, três semanas fora, eu até comentei isso no Carta na Mesa de segunda.
Vicente Fonseca disse…
Tem toda a razão, Lourenço, esqueci deste "detalhe". Felipão absolvido por esta.