Palmeiras sobe, Peñarol desce

O Palmeiras precisava mesmo de uma vitória como a de ontem, ainda mais depois do vexame de Mirassol na semana passada. Ajudado pelo empate entre Sporting Cristal e Libertad, antes da parada para as Eliminatórias, o time de Gílson Kleina poderia assumir a vice-liderança do Grupo 2 da Libertadores se vencesse o Tigre, um time tão fraco quanto ele, Palmeiras. Com todas as dificuldades técnicas, anímicas e de elenco, fez 2 a 0 com autoridade e apoio da torcida, e assume, enfim, o segundo lugar da chave.

Falávamos ontem que o importante, para o Verdão, não é tentar ganhar a Libertadores. Com este time, é missão impossível. Importante é superar adversidades como as que foram impostas ontem, pois ela aparecerão durante toda a Série B. O próximo desafio continental é bem mais complicado: o líder Libertad, em São Paulo. E nem mesmo uma vitória sobre os paraguaios deve garantir a vaga palmeirense. Será preciso pontuar, ou no mínimo contar com a sorte dos resultados paralelos na última rodada, em Lima, contra o Sporting Cristal. Tudo isso com time misto, pois alguns dos principais contratados, que eram do Grêmio, não podem jogar a Libertadores por terem sido inscritos pelo clube gaúcho em fases anteriores.

Se o Palmeiras sobrevive, o Peñarol se complica. A derrota por 2 a 0 na decisão diante do Emelec só não é trágica porque a última rodada é deveras favorável aos uruguaios, que recebem o eliminado Deportes Iquique enquanto os equatorianos visitam o líder e classificado Vélez Sarsfield. Mesmo assim, o Peñarol tem que vencer, torcer por derrota do rival e tirar uma diferença no saldo que hoje é de quatro gols em favor do time de Guayaquil. Depois de ganhar as duas primeiras e pintar como favorito, a equipe carbonera se vê quase eliminada da Libertadores.

Hoje é a vez de os gremistas sentarem à frente da TV. Não para secarem o rival Internacional na Copa do Brasil, tarefa inglória, mas para torcerem pelo Caracas diante do Huachipato. Exatamente: mesmo empatado em pontos com o Grêmio, é a vitória venezuelana o melhor resultado - desde que o Tricolor não perca para o Fluminense semana que vem. Uma derrota elimina o Huachipato hoje. Empatando com o Flu, bastará ao time de Luxa derrotar os eliminados chilenos na última rodada para obter a vaga. Ganhando do Flu e dando Caracas, o drama acaba e a classificação vem de forma antecipada. O empate só será bom resultado se o time derrotar o Fluminense, o que também garante vaga na quarta que vem. O que não dá é o Huachipato surpreender hoje. Algo bem possível para quem já ganhou quatro pontos fora de seus domínios nesta fase de grupos.

Comentários