Pagando pela incompetência

O Grêmio está pagando pela própria incompetência. A atuação vexatória no segundo tempo da partida contra o Caracas, na Venezuela, foi tão ou mais comprometedora para a situação da equipe na Libertadores do que a derrota para o Huachipato em casa. O time chileno provou hoje de novo que não é bobo: enfiou 4 a 0 no Caracas, fora de casa. Só o Grêmio não pontuou em solo venezuelano.

Um olhar simplista para a tabela pode dar satisfação aos gremistas em relação ao resultado de hoje, mas ele na verdade é quase trágico. Com a vitória, o Huachipato impede o Grêmio de conquistar a classificação antecipada se vencer o Fluminense, quarta que vem. E o pior: o time chileno entra na última rodada vivíssimo, babando por uma classificação - que pode vir até com um empate, se o Grêmio perder para o Flu na Arena.

A situação gremista na rodada final tende a ser parecida com a que o próprio Grêmio viveu no quadrangular final da Série B de 2005. Ganhando ou empatando com o Fluminense, a equipe dependerá de um empate no Chile para se classificar. Perdendo, só passará adiante com vitória. A única certeza é que haverá muito, muito drama até o dia 18 de abril, quando tudo se decide. E o atenuante é que o Huachipato não fez um ponto sequer dentro de casa.

Comentários

Rodrigo Cardozo disse…
Talvez essa vitória do Huachipato tenha sido até melhor para o Grêmio. Agora vai ficar quase na obrigação de vencer seus dois jogos e já poderemos ter uma ideia clara do quanto essa equipe tem realmente condições de brigar pelo título. Porque é lamentável ter que ficar secando o time chileno e já pensando em vários cálculos num grupo onde não havia nenhuma necessidade disso. Então o Grêmio terá que nesses dois jogos mostrar a que veio nessa Libertadores. Se não for capaz de vencê-los, é melhor mesmo que nem passe de fase.
Vicente Fonseca disse…
Por este lado sim, embora times que disputem o título costumem crescer durante a competição. No entanto, dois empates nos dois jogos contra Flu e Huachipato garantem o Grêmio nas oitavas matematicamente.
Chico disse…
A situação não é ruim para nós. Prescisamos apenas de dois empates. É só o luxemburro não inventar.