Pela prata, no mínimo

Desde Seul, em 1988, o Brasil não chega à decisão da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos dentro do futebol masculino. Em 1992, nem se classificou para Barcelona - repetiria o fiasco em Atenas 2004. Em Atlanta 1996, tinha Bebeto, Ronaldo, Roberto Carlos, era tetracampeã, badaladíssima, mas parou em Kanu. Quatro anos depois, com Alex, Ronaldinho e companhia limitada, fez um Pré-Olímpico espetacular, mas uma campanha decepcionante, que parou em Camarões, com dois jogadores a mais. Em Pequim, há quatro anos, era um time reconhecidamente inferior à Argentina e levou 3 a 0 nas semifinais, ficando com o bronze, como em Atlanta.

Desta vez, Mano Menezes tem um time tecnicamente tão bom quanto os de 1996 e 2000. O desempenho é longe do espetacular, mas muito consistente - bem mais que naquelas edições, onde houve derrotas para Japão e África do Sul ainda na primeira fase. A seleção de 2012 não dá show, mas marcou três gols em todos os jogos até agora. Passou dificuldades com Egito, Bielorrússia e Honduras, seleções muito mais fracas.

A Coreia do Sul deve ser o teste mais forte até agora. Venceu só um jogo entre quatro disputados, mas não perdeu nenhum. Só levou um gol - da anfitriã Grã Bretanha, de pênalti. Um dado que mostra grande solidez defensiva. E já pegou alguns adversários complicados, como a seleção dona da casa e o México, que disputa com o Japão a outra semifinal.

O jogo será obrigatoriamente de paciência. O Brasil não pode ter pressa de ganhar o jogo, embora demorar demais para fazer um gol possa significar ansiedade e erros. A partida de hoje à tarde no Old Trafford precisa ter 90 minutos, e não 24 anos.

Definição dos primeiros classificados
A Copa Sul-Americana define hoje à noite as primeiras equipes que vão passar de fase. Isso significa sair da etapa preliminar e entrar na fase onde estão os brasileiros - uma espécie de segunda fase, que oficialmente é a que define às vagas entre os 16 melhores.

Em Calama, no Chile, o Cobreloa recebe os paraguaios Tacuary, a quem venceram por 1 a 0 na ida, mesmo fora de casa. Daí sai o adversário de Barcelona-EQU e Deportivo Táchira, que definem em Guayaquil o outro classificado amanhã (0 a 0 na ida), e posteriormente o rival de Grêmio ou Coritiba nas oitavas. O jogo começa às 19:15.

Mais tarde, 21:45, o Mineros de Guayana recebe o La Equidad. Na ida, os Mineros venceram por 1 a 0 fora de casa. Quem passar pega O'Higgins ou Cerro Porteño, que empataram em 3 a 3 na ida.

Comentários