Ouro mais próximo

A cada fase dos Jogos Olímpicos, o Brasil parece mais perto do ouro. Na segunda rodada da primeira fase, viu a Espanha ser eliminada. Na terceira, assistiu ao Uruguai cair. Ontem, nas quartas de final, viu a anfitriã Grã Bretanha ser desclassificada em casa, nos pênaltis, para a Coreia do Sul.

Não dá para esperar facilidades, no entanto. Contra Honduras, a seleção de Mano Menezes esteve duas vezes atrás do placar, mas conseguiu a vitória por 3 a 2. Os hondurenhos, lembremos, eliminaram a Espanha. E os coreanos, adversários nas semifinais, tiraram os britânicos. Mas há, além disso, dois fantasmas na corrida rumo ao ouro: o Japão, outro que ganhou da Espanha e do próprio Brasil em 1996, e o México, que costuma se dar bem contra a equipe canarinha.

Mas, se não for agora, quando será? O Brasil é disparadamente a melhor das quatro equipes que restaram, tecnicamente falando. Não tem apresentado futebol brilhante, mas parece realmente concentrado em busca do inédito título olímpico. É a chance de redimir-se em frente à rainha - afinal, a Inglaterra presenciou um dos maiores fiascos brasileiros em Copas, em 1966.

Caiu
Jorginho não é mais o técnico do Atlético-PR (11º, 20), que vai para seu terceiro comandante neste ano. Levou 1 a 0 do São Caetano (4º, 29) em casa e perdeu contato de vez com a zona de promoção na Série B.

O destaque da rodada ocorreu na sexta, e foi a goleada do Goiás (3º, 29) sobre o Ipatinga (20º, 4), fora de casa: 6 a 0. O Criciúma (1º, 35) levou 3 a 1 do Joinville (5º, 27) e o Vitória (2º, 32) levou 1 a 0, em casa, do modesto Bragantino (16º, 15). Tudo está mais parelho. A distância do 3º para o 7º colocado é de apenas três pontos.

A obrigação dos três pontos
Sem o centroavante Souza, como na Copa do Brasil, o Bahia (17º, 12) vem ainda mais enfraquecido para encarar o Grêmio (5º, 24) e o frio de Porto Alegre. Completo, o time de Vanderlei Luxemburgo tem a obrigação de vencer e permanecer entre os quatro primeiros.

Neste domingo, o destaque é para Vasco (2º, 30) x Corinthians (9º, 16). Vitória coloca os cariocas na liderança, já que o Atlético-MG (1º, 32) teve seu jogo contra o Flamengo (12º, 16) adiado. Ontem, o Botafogo (6º, 23) venceu o Atlético-GO (19º, 9) de virada em Goiânia: 2 a 1, e o primeiro gol de Seedorf, de falta. No jogo de menor audiência do pay per view em todos os tempos, a Portuguesa (11º, 16) fez 1 a 0 no Figueirense (20º, 8), no Canindé.


Comentários

Diogo Terra disse…
Pênalti à brasileira no segundo gol. O hondurenho até toca no Damião, mas ele se atira.

Aqueles que reclamam da arbitragem caseira na Libertadores, que falam em "doze contra dez", que apareçam agora. Eu não vi nenhum. E vocês?