STJD, o retorno

O STJD voltou, cometendo mais um de seus absurdos. A decisão de punir Anderson Pico com dois jogos de suspensão pela expulsão no jogo contra o Atlético-MG é um completo disparate, confirmado no meio da tarde de hoje.

Pico nem mesmo deveria ter sido expulso. Chamar o "tapa", entre merecidas aspas, em Pierre de "agressão" é um tremendo exagero, para não falar no descritério. Algumas jogadas semelhantes e bem mais graves (ainda assim não passíveis de cartão vermelho) foram cometidas naquele mesmo jogo. E não será surpresa se o STJD resolver punir os jogadores que cometeram tais atos mesmo que eles não tenham recebido sequer um cartão amarelo. O Tribunal não apenas endossou um erro do árbitro Paulo César Oliveira como foi além, punindo o atleta além da já injusta suspensão automática que o cartão lhe causou.

O prejuízo não é tão grave, mas é bom todos se prepararem para um Campeonato Brasileiro com polêmicas extracampo e cheio de tribunais decidindo quem joga e quem não joga. Neste caso específico, não é uma perda grave: Pico não é titular do Grêmio, e o jogo contra o Cruzeiro não é decisivo. Mas a suspensão lhe retira da partida após uma semana inteira em que ele treinou como titular, o que obrigará Vanderlei Luxemburgo a repensar o time que joga no Independência. Para um técnico, deve ser no mínimo revoltante.

Os desmandos seriam menores se as arbitragens fossem um pouquinho melhores. Os dois últimos jogos do Grêmio e as duas finais da Copa do Brasil, por exemplo, tiveram atuações desastrosas dos homens de preto. Uma história que se repete, ano após ano. E que nenhum chip na bola é capaz de curar.

Em tempo:
- Grêmio foi punido em R$ 20 mil pela faixa ofensiva à Dona Miguelina, mãe de Ronaldinho.

- Juan não saía da Roma, aí já estava certo com o Inter, depois com o Flamengo. Nilmar estava certo com o Inter, depois estava certo com o futebol do Catar, aí estava certo com o Inter de novo e agora ninguém sabe de mais nada. Riquelme já foi contratado por uns 17 clubes brasileiros desde a semana passada. Guerrero já era jogador do Corinthians, agora está "muito próximo". A janela de agosto está tão chata e cheia de chutes como um bom mês de janeiro. Ainda bem que, ao contrário do início do ano, há futebol para ver.

Comentários

Prestes disse…
Calma, Professor. Não tenho dúvidas de que o próprio jurídico do Grêmio operou para evitar que Luxemburgo escale Anderson Pico, uhdfhdfuhdfuhdfuhu
Vicente Fonseca disse…
ashhdshdshdhd

Olha, acho o Pico superior ao Pará. Isso que ainda se corre o risco de entrar o Gabriel, que cometeu a proeza de fazer gol contra em TREINO nesta semana.

Mas a questão não é exatamente a qualidade técnica do jogador, e sim a injustiça. Essa história de querer dar exemplo é sempre perigosa.