Para cancelar o rachão

Vanderlei Luxemburgo utilizou um turno da semana passada para treinar apenas jogadas de bola aérea. Terá uma semana inteira para trabalhar até o jogo contra o Cruzeiro, e é recomendável que, no mínimo, dobre o trabalho neste aspecto. Afinal, a derrota de 4 a 2 para o Santos passou principalmente por aí. Nada menos que três gols foram sofridos desta forma, determinando um resultado que não diz com exatidão o que foi a partida.

É claro que não foi apenas isso, e é claro que o fato de o resultado elástico ter sido circunstancial não indica que o Grêmio tenha feito uma boa exibição. Pelo contrário. Os problemas começaram já na escalação: Luxemburgo vinha com muitos desfalques para o litoral paulista, mas não precisava ter mudado tanto a equipe que entraria em campo. Raramente mudanças tão radicais dão certo, e não são treinos fechados que darão ao time a consistência necessária.

Discordo de quem tenha visto o time atuar no 3-6-1. Vilson, embora seja zagueiro de origem, foi na maioria do tempo um volante, que recompunha a zaga pelo meio quando a equipe era atacada. Isto, em tese, liberaria Fernando para subir mais pela esquerda, fazendo a função que Léo Gago costuma. Fernando, coincidência ou não, fez sua pior partida nos últimos tempos. Rende muito mais como primeiro homem. O problema, no entanto, esteve um pouco mais à frente: sem um segundo atacante ao seu lado, Kleber passou o primeiro tempo todo isolado. Marco Antônio não teve uma atuação ruim. Simplesmente não teve atuação alguma, pois mal pegou na bola.

Mesmo com um esquema totalmente novo, o Grêmio começou melhor, com mais de posse de bola, mas finalizava pouco - problema que, nos últimos jogos, só não apareceu na vitória diante do Flamengo. O Santos vem em reconstrução e apareceu com uma escalação bastante diferente do habitual. Tinha dificuldades de entrosamento até piores que o time gaúcho, que vinha modificado. O gol de abertura do placar veio na bola parada, em um erro de arbitragem, que está comentada no fim deste texto.

A seguir veio o golaço de Felipe Anderson, que causou as alterações efetuadas por Luxa no intervalo. Marcelo Moreno, no entanto, comprovou que seus dias não são os melhores ao participar decisivamente de dois gols do... Santos, que abriu improváveis e escandalosos 4 a 0. Sem dar show, sem se impor ao Grêmio, mas com muito mais objetividade. O gol de Vilson e o tirambaço de Marquinhos dão ao jogo um placar menos irreal, mas que ainda assim pesa para o time de Luxemburgo, que precisa vencer o Cruzeiro para não viver um princípio de crise.

Para a próxima rodada, a tendência indica a volta de Anderson Pico à lateral esquerda. Léo Gago parece ameaçado de perder a posição, pois repetiu os muitos erros de passe. Vilson, que foi bem, é alternativa para manter o esquema, mas Marquinhos, com o golaço, deixaria Zé Roberto menos isolado - embora vá deixar o time ainda mais lento. Na frente, mesmo com a atuação desastrada de Moreno, sua entrada melhorou o desempenho de Kleber, que pôde se movimentar mais e fez um bom segundo tempo.

O Santos, por sua vez, enfim estreou no Campeonato Brasileiro. A vitória é fundamental, pois os dias que vêm pela frente não prometem ser fáceis. A equipe já perdeu Borges, Alan Kardec, Rentería, deve perder Elano e Ganso e ainda não terá Neymar e Rafael a partir de amanhã, por conta dos Jogos Olímpicos. Felipe Anderson é uma das esperanças: fez dois gols e ainda salvou um que estava praticamente feito pelo Grêmio. Mas é bem improvável que o Peixe dispute o título. E recuperar terreno a ponto de se aproximar do G-4, só com Neymar tirando coelho da cartola - o que só acontecerá daqui a mais de um mês.

Em tempo:
- Arbitragem terrível de Nielson Nogueira Dias. Acompanhou o jogo de longe, apresentou absoluto descritério na marcação de faltas e parou o jogo excessivamente, picotando a partida. Errou no primeiro gol santista (foi falta de Neymar em Vilson) e no terceiro, pois o escanteio surgiu em um contra-golpe obtido pelo Peixe após um pênalti não marcado em Kleber. Errou em dois impedimentos que poderiam resultar em lances perigosos (um para cada lado) e não deu um pênalti de Gilberto Silva em Edu Dracena. Ao menos, acertou ao ver que a tirada de bola de Felipe Anderson foi antes de a bola entrar. Um desastre, digno de geladeira.

Campeonato Brasileiro 2012 - 8ª rodada
8/julho/2012
SANTOS 4 x GRÊMIO 2
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Público: 9.402
Renda: R$ 224.775,00
Gols: Edu Dracena 27 e Felipe Anderson 38 do 1º; Neymar 16, Felipe Anderson 24, Vilson 32 e Marquinhos 46 do 2º
Cartão amarelo: Tony, Werley, Souza e Kleber
SANTOS: Rafael (6,5), Bruno Peres (5,5), Edu Dracena (6,5) (Bruno Rodrigo, 27 do 2º - 5), Durval (6) e Juan (5); Adriano (6), Arouca (6), Henrique (5,5) e Felipe Anderson (7,5) (Ewerton Páscoa, 37 do 2º - sem nota); Neymar (6,5) e Victor Andrade (5) (Geuvânio, 18 do 2º - 5). Técnico: Muricy Ramalho
GRÊMIO: Marcelo Grohe (4,5), Tony (5) (Gabriel, intervalo - 5), Werley (5,5), Gilberto Silva (5,5) e Léo Gago (4); Vilson (5,5), Fernando (5), Souza (4) (Marquinhos, 16 do 2º - 6), Marco Antônio (3,5) (Marcelo Moreno, intervalo - 2,5) e Zé Roberto (5,5); Kleber (5,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Comentários

Samir disse…
Sobre o time para o próximo jogo, Pico entra na esquerda e Léo Gago deve sair. Elano, creio eu, já terá condições de jogo. Não tendo, por ora, Marquinhos tem que jogar. Concordo que ele deixa o time mais lento, porém, é a melhor opção que temos! Ninguém me irrita tanto qto Gago nesse time, erra tudo que se propoem a fazer! Nem M. Antonio me irrita tanto, até pq não faz nada, nem chances para errar ele tem.

Começaria com um time mto parecido com o que iniciou, apenas colocando um atacante no lugar de M. Antonio... agora, q fase do Moreno. E roam papos fortes sobre a postura dele fora de campo...

E sobre o lance que Felipe Anderson tirou, a bola entrou sim, vi uma foto que esclarece isso. Mas tb, é um lance impossível de ver no jogo, nem entra como erro...
Vicente Fonseca disse…
Samir, acabo de ver o vídeo em que a bola entrou. Nem isso a arbitragem conseguiu acertar. E mesmo que tenha sido difícil para nós vermos o gol, não tem mais desculpa não dar este tipo de gol com um árbitro postado atrás da meta SÓ PRA ISSO.

Grêmio foi bem prejudicado ontem. Não serve de desculpa, mas ajuda a explicar o resultado.
André Egg disse…
Aquele gol que surgiu de uma falta na lateral também foi ilegal.

Se olhar bem os replays, dá pra ver que não foi falta. O jogador do Grêmio nem encostou em Neymar, que se atirou.

Pra mim isso explica porque Neymar não consegue jogar bem em torneios internacionais. Genialidades à parte, o que ele faz de decisivo mesmo é simular faltas. Os árbitros brasileiros sempre marcam - afinal, ele é um astro. No exterior os árbitros não vão tão fácil na catimba dele...
Vicente Fonseca disse…
Não encosta mesmo, André, mas achei que foi falta. O Neymar pula pra não levar a porrada, não por simulação. Mesmo assim, achei um absurdo o árbitro ter dado cartão amarelo para o Werley.