Loca estreia

A estreia de Loco Abreu no Figueirense foi frustrante para os torcedores do time catarinense, mas apenas para eles. Em uma das melhores partidas da temporada, e a melhor deste Campeonato Brasileiro até o momento, o Atlético-MG provou que não é líder à toa: demonstrou futebol, superou as dificuldades que lhe foram impostas no Orlando Scarpelli e conquistou uma histórica virada, que o põe na liderança disparada, ao menos até a rodada deste domingo.

O Figueirense não faz um bom campeonato, mas tem um time bem razoável e foi um ótimo teste para o Galo. Guardadas as proporções, já que foi um jogo bem mais aberto, a atuação da equipe de Cuca assemelhou-se àquela em que venceu o Grêmio, no Olímpico, há duas semanas: teve um adversário que lhe pressionou, mas, sem se afobar, jogou tranquilo e demonstrou mais solidez. Isso ficou claro desde o início, porque a equipe de Argel tenha criado boas chances no começo.

O primeiro gol saiu em um pênalti sofrido por Marcos Rocha, ótima atuação no apoio. Ronaldinho cobrou o pênalti e abriu o placar, mas o gol não alterou o panorama do jogo. O time da casa tentava impor velocidade, mas faltava qualidade para sair jogando. Doriva abusou dos erros passe, Coutinho e Hélder pouco avançavam pelas laterais. Com Almir bem marcado e Júlio César pouco inspirado, Caio era quem tinha mais lucidez. Mas era pouco para vazar o Galo.

Isso só aconteceu na bola parada. Em ótima jogada ensaiada, Fred fez linha de passe de cabeça com Anderson Conceição, que empatou o jogo. Começava, enfim, o período de real domínio do Figueira em campo. O Galo sentiu o gol e ficou acuado. Animado pela torcida, o time catarinense passou a ganhar todos os rebotes e divididas e criar chances até virar, aos 46, com Júlio César - linda jogada que começou com Caio, envolveu Loco Abreu e terminou com o artilheiro do time no ano passado.

No segundo tempo, os papéis se inverteram. Disposto a buscar o empate, o Galo começou melhor, acuando o time da casa. Criou algumas chances, mas sofreu o 3 a 1 de forma quase acidental, em bola que desviou e enganou Victor. Parecia derrotado, mas não. Aos 19, Leonardo Silva, de cabeça, descontou. Esse gol o Figueirense não esperava. O clima era de festa no Scarpelli, com o líder sendo batido com folga e uma goleada que parecia querer dar as caras, mas o segundo gol mineiro reabriu a partida. Maduro, o Galo aproveitou o momento favorável.

Incrédulos, os catarinenses viram o baixinho Bernard cabecear em sua área aos 26, após ótimo cruzamento de Jô, empatando a partida. Cinco minutos depois, Guilherme deu a Serginho, que devolveu a Guilherme, que virou o jogo. Em 13 minutos, o Atlético-MG saiu de uma derrota por dois gols de diferença a uma vitória de virada na casa do adversário.

O Atlético-MG não tem o melhor grupo do futebol brasileiro, mas tem um time experiente e que hoje provou de uma vez por todas que está encaixado. Se a defesa falhou - e sem Réver ela perde qualidade mesmo, embora apenas 6 gols sofridos em 9 rodadas - o time reuniu forças para marcar quatro gols e virar um jogo dificílimo, longe de seu território. Com 22 pontos, ninguém mais tira a liderança do Galo nesta rodada. Ronaldinho, aliás, fez ótima partida. Foi importante no primeiro gol (fora ter marcado) pelo lançamento primoroso que iniciou a jogada e importante no terceiro também, ao cobrar falta rápida que pegou a defesa do Figueira de calça curta.

O Figueirense, por sua vez, pode entrar na zona de rebaixamento neste domingo, mas tem time para permanecer na elite. Basta se acertar - e Argel tem condições de fazer isso.

Em tempo:
- Boa estreia de Loco Abreu, que acabou virando coadjuvante em meio a tantos acontecimentos. Fez ótimos pivôs, como no segundo gol do Figueirense, preocupou a defesa no jogo aéreo e mostrou presença de área. Tem tudo para formar ótima dupla com Júlio César.

Campeonato Brasileiro 2012 - 9ª rodada
14/julho/2012
FIGUEIRENSE 3 x ATLÉTICO-MG 4
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Público: 10.678
Renda: R$ 173.020,00
Gols: Ronaldinho (pênalti) 17, Anderson Conceição 37 e Júlio César 46 do 1º; Roni 14, Leonardo Silva 19, Bernard 26 e Guilherme 31 do 2º
Cartão amarelo: Coutinho, Marcos Rocha, Serginho, Guilherme e Ronaldinho
FIGUEIRENSE: Wilson (4,5), Coutinho (4,5), Fred (5,5), Anderson Conceição (6) e Hélder (5); Fabiano Silva (5), Doriva (4,5), Almir (5) (Roni, intervalo - 6) e Caio (6,5); Abreu (6,5) (Aloísio, 18 do 2º - 4,5) e Júlio César (6). Técnico: Argel
ATLÉTICO-MG: Victor (5,5), Marcos Rocha (7), Leonardo Silva (6), Rafael Marques (5,5) e Júnior César (5); Pierre (6), Leandro Donizete (5) (Serginho, intervalo - 6,5), Danilinho (4,5) (Guilherme, intervalo - 6,5) e Ronaldinho (7) (Richarlyson, 43 do 2º - sem nota); Bernard (7) e Jô (6,5). Técnico: Cuca


Comentários