Todos vivem no grupo da morte

Em uma Euro com vários ótimos jogos, o de Lviv conseguiu superar todos os outros 10 realizados até então. No grupo mais forte da competição, Portugal derrotou a Dinamarca em uma partida emocionante, no detalhe. E, depois de perder na estreia, chega vivo à última rodada do grupo.

Com a necessidade da vitória, Portugal partiu para cima da Dinamarca desde o início. A estratégia escandinava era a mesma que deu certa contra a Holanda: fechada, esperando os contra-golpes. Mas os lusitanos controlavam o jogo. João Moutinho comandava os movimentos ofensivos de meio-campo, levando o time para frente; Raul Meireles era o guardião defensivo, garantindo a segurança para a realização da pressão. Pelos lados, Cristiano Ronaldo e, especialmente, Nani eram perigosos.

O primeiro gol veio num escanteio, numa cabeçada de Pepe, que merecia, pelas ótimas atuações que tem feito na Euro. A Dinamarca não conseguia reagir. Logo veio o segundo, em cruzamento de Nani para Postiga, que tocou de primeira. Eram 36 minutos, e a vitória parecia se encaminhar. Mas o gol de Bendtner, completando tabela de cabeça dentro da área portuguesa, esfriou a euforia.

No segundo tempo, os papéis se inverteram. Com muita posse de bola, a Dinamarca passou a ocupar o campo de Portugal, que especulava nos contra-ataques. Começava o show de erros de Cristiano Ronaldo, desmarcado que estava. Foram ao menos dois gols perdidos imperdoáveis. O último deles, aos 33, veio logo antes do empate dinamarquês, novamente com Bendtner. Se a pressão por ser "o cara" na seleção já pesava sob os ombros de Ronaldo, o erro combinado ao gol da Dinamarca representavam um dos piores momentos de sua carreira.

Paulo Bento, precisando da vitória, trocou o ótimo Raul Meireles pelo instável Varela, uma tentativa final de conseguir o gol. Contra a Alemanha, Varela perdeu um gol cara a cara com Neuer no fim do jogo. Hoje, foi o herói: com um tirambaço, aos 40, venceu Andersen e decretou os 3 a 2 finais para os lusitanos. O gol que mantém Portugal muito vivo na competição. E que salvou Cristiano Ronaldo da ira da imprensa portuguesa.

Eurocopa 2012 - Grupo B - 2ª rodada
13/junho/2012
DINAMARCA 2 x PORTUGAL 3
Local: Arena, Lviv (UCR)
Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Público: 31.840
Gols: Pepe 24, Postiga 36 e Bendtner 40 do 1º; Bendtner 35 e Varela 42 do 2º
Cartão amarelo: Jacobsen, Jakob Poulsen, Raul Meireles e Cristiano Ronaldo
DINAMARCA: Andersen (5,5), Jacobsen (6,5), Kjaer (5), Agger (5,5) e Simon Poulsen (4,5); Kvist (5), Zimling (sem nota) (Jakob Poulsen, 16 do 1º - 5,5), Rommedahl (5) (Mikkelsen, 15 do 2º - 6), Eriksen (4,5) e Krohn-Dehli (6) (Schone, 45 do 2º - sem nota); Bendtner (7,5). Técnico: Morten Olsen
PORTUGAL: Rui Patrício (5,5), João Pereira (6), Bruno Alves (5,5), Pepe (6,5) e Fábio Coentrão (6); Raul Meireles (6,5) (Varela, 38 do 2º - 7), Miguel Veloso (5) e João Moutinho (6,5); Nani (7) (Rolando, 43 do 2º - sem nota), Postiga (6) (Nélson Oliveira, 19 do 2º - 5,5) e Cristiano Ronaldo (5,5). Técnico: Paulo Bento


Comentários

Vine disse…
Realmente, Cristiano Ronaldo foi lamentável...
Mas foi emocionante também, e acho que Portugal merecia essa vitória. Imprevisibilidade total nesse grupo, com a Alemanha faturando a Holanda...
Lourenço disse…
Varela, me perdoa!
Às armas, heróis do mar!