O melhor dos melhores

Numa Eurocopa cheia de grandes partidas, a disputada hoje à noite em Kiev superou todas. Suécia e Inglaterra fizeram um jogaço porque valia a vida: uma derrota eliminaria os suecos (como acabou ocorrendo) e complicaria demais os ingleses, e um empate não servia a nenhum dos lados. O resultado foi um jogo de primeiro tempo disputado e estudado que desaguou numa etapa complementar emocionante, maluca, cheia de gols - de tudo quanto é tipo.

Os ingleses repetiram diante da Suécia a mesma estratégia de quando empataram com a França: esperaram o adversário, sem tomar a iniciativa do jogo - mesmo que tivessem maior posse de bola. Com um sistema defensivo bem constituído, a Inglaterra foi pouco ameaçada, e aí começou a se soltar. Faltava qualidade, porém. Milner é muito voluntarioso, mas pouco criativo; Young é muito veloz, mas também criava pouco. Sobrava, mais uma vez, para Steven Gerrard. O que não chegava a ser um problema.

O volante do Liverpool fez mais um partidaço: marcou demais, correu demais, armou demais. Uma espécie de Schweinsteiger britânico. Faz seu melhor campeonato com a camisa inglesa. De seu pé saiu o primeiro gol, igualzinho ao marcado por Lescott contra a França: levantamento da direita na cabeça de Carroll, que subiu demais e deslocou o goleiro com uma conclusão firme e indefensável.

A Suécia precisava se soltar, mas só conseguiu isso no segundo tempo. Após duas tentativas de Ibrahimovic, Mellberg pegou a sobra e empatou o jogo. A bola ainda desviou em Johnson, que recebeu a autoria do gol contra. Animada com a igualdade logo aos três minutos, a equipe nórdica seguiu pressionando e chegou à virada, novamente com Mellberg, de cabeça, aos 13. A esta altura o jogo já era uma loucura. O resultado complicava demais a vida da Inglaterra no grupo. Finalmente, os ingleses eram obrigados a buscar um resultado nesta Euro.

Quem imaginou que a equipe teria grandes dificuldades por conta das limitações de seus homens de frente deu com os burros n'água. Em cinco minutos o English Team já empatava de novo a partida, em um golaço de Walcott, apesar da falha de Isaksson. O goleiro sueco já salvara uma chance antes, bem como faria a seguir. Só não salvou o chute surpreendente de Walcott e a conclusão ainda mais espetacular de Welbeck, aos 32: ele recebeu de Walcott (sempre ele) e fez um gol de calcanhar estando de costas para o gol na hora da conclusão. Espetacular.

Vitória excepcional da Inglaterra, que mostrou gana, capacidade de recuperação e futebol, sim, senhor. Pouco cotada, a seleção inglesa une-se em torno do objetivo e vai crescendo na Euro. Na próxima rodada, já terá Rooney de volta, para pegar a Ucrânia. Um empate classifica os britânicos. Quanto à Suécia, é bom não se enganar com o fato de ser a única seleção já eliminada da competição, ao lado da Irlanda: é uma boa equipe, com alguns talentos, mas que pagou um preço alto pela derrota para a Ucrânia na estreia. Hoje, contra uma equipe forte, fez um duelo de igual para igual. Mas já era tarde.

Eurocopa 2012 - Grupo D - 2ª rodada
15/junho/2012
SUÉCIA 2 x INGLATERRA 3
Local: Olímpico, Kiev (UCR)
Árbitro: Damir Skomina (EVN)
Público: 64.640
Gols: Carroll 22 do 1º; Johnson (contra) 3, Mellberg 13, Walcott 18 e Welbeck 32 do 2º
Cartão amarelo: Jonas Olsson, Mellberg, Svensson e Milner
SUÉCIA: Isaksson (6), Granqvist (5) (Lustig, 21 do 2º - 5), Mellberg (7), Jonas Olsson (5,5) e Martin Olson (6,5); Svensson (6), Kallstrom (6,5), Larsson (6) e Elm (5,5) (Wilhelmsson, 36 do 2º - sem nota); Ibrahimovic (6) e Elmander (6) (Rosenberg, 34 do 2º - sem nota). Técnico: Erik Hamren
INGLATERRA: Hart (6,5), Johnson (4,5), Terry (6,5), Lescott (5,5) e Ashley Cole (5); Parker (6), Gerrard (7,5), Milner (5) (Walcott, 16 do 2º - 8) e Young (5,5); Welbeck (7) (Chamberlain, 45 do 2º - sem nota) e Carroll (7). Técnico: Roy Hodgson


Comentários

Vine disse…
O gol do Carroll foi uma aula de como cabecear uma bola: teve deslocamento, impulsão absurda, movimento de todo o corpo e um guampaço (como diz meu pai) com força de chute. Aliás, achei ótimo jogador.

Pior que, quando a Suécia virou, comecei realmente a torcer por eles. Pra variar, dei azar.

E o gol do Welbeck foi, de fato, incrível. Será que ele realmente quis fazer aquilo?
Igor Natusch disse…
Isaksson falhou no segundo gol, mas a defesa incrível já nos descontos salvou o 3 a 2 e o meu acerto NA BUCHA no Bolão.

Inglaterra está crescendo bastante. Não colocaria como candidata ao título AINDA, mas já sinais claros de que está dando liga. Pode incomodar bastante.

E pior que eu acho que o gol do Welbeck foi uma solução intencional...
Vicente Fonseca disse…
O Carroll é bom jogador mesmo. Não tem lá grande técnica, mas é perigoso. Mas acho que agora volta pra reserva naturalmente com o retorno do Rooney.
Vicente Fonseca disse…
Isaksson falhou MAS... tinha muita gente na frente atrapalhando a visão. Ele fez dois milagres apesar desse gol. Não dá pra culpá-lo pela derrota, por exemplo.

Inglaterra vai bem, mas está atrás de Alemanha, Espanha e França. Mas pode incomodar. No texto de apresentação das seleções, eu lembrei que a última vez que os ingleses chegaram sob desconfiança a um torneio foi na Copa de 1990, onde foram muito bem, chegando na semifinal. Estão no caminho de repetir o feito agora nesta Euro.
Zezinho disse…
Já fiz um gol igual ao do Welbeck (sério), mas foi no salão e meu time perdeu por 3x2 =(

E concordo com o Vine quanto ao gol do Caroll, ao contrário daquela máxima do 'cabeceou certo, em direção ao chão'. Jardel cabeceava em direção ao gol - talvez, por isso, marcasse tantos gols
Zezinho disse…
Já fiz um gol igual ao do Welbeck (sério), mas foi no salão e meu time perdeu por 3x2 =(

E concordo com o Vine quanto ao gol do Caroll, ao contrário daquela máxima do 'cabeceou certo, em direção ao chão'. Jardel cabeceava em direção ao gol - talvez, por isso, marcasse tantos gols