Não podem passar as três?

Se num grupo a insossa República Tcheca e a fraca Grécia passaram de fase, em outro vemos a interessantíssima Croácia ser eliminada. São as crueldades da Eurocopa, competição com critérios de desempate tão confusos que talvez pudessem achar uma brecha nas entrelinhas do regulamento que classificasse esta terceira colocada do Grupo C de 2012.

A grande questão da tarde desta segunda era se haveria ou não marmelada no jogo de Gdansk. O fantasma de 2004 atormentava a Itália. Mas felizmente a Azzurra deixou de lado a preocupação com o jogo entre espanhóis e croatas e focou seu confronto com a Irlanda. Uma partida teoricamente fácil, teoricamente vencida, mas que podia tornar-se encardida justamente por conta disso.

O duplo 0 a 0 que classificava Espanha e Croácia perdurou 34 minutos, até Cassano abrir o placar em Poznan. Ali, italianos e espanhóis passavam, com os tetracampeões na liderança, por marcarem mais gols no confronto direto. E o chorado gol do time de Prandelli pôs fogo na outra partida: a Croácia estava ficando de fora, mas se fizesse um gol eliminaria a Espanha.

E houve chances: a Croácia marcou a Espanha bem demais. Quando isso acontece, o jogo fica normalmente chato: incapaz de chegar em toques rápidos, os espanhóis cozinham o jogo com passes laterais, sem nunca rifar a bola. É um mérito que o Brasil teve em 1994, por exemplo, sem tanto brilhantismo técnico, mas com mais objetividade. A Espanha demora demais a chutar. Mesmo assim, é o time que mais chuta a gol na Euro, em números absolutos, de tanto que fica com a bola.

A Croácia, no entanto, não se limitou a ficar atrás rebatendo as estocadas espanholas. Slaven Bilic montou um time rápido e muito objetivo, que ameaçou Casillas várias vezes. O milagre dele em cabeçada de Rakitic salvou a campeã do mundo da eliminação precoce. Modric foi uma fonte de talento no meio-campo, e Mandzukic é um melhores atacantes da atual Eurocopa. Um belo time, que infelizmente para por aqui.

Os gols no fim sacramentaram as vagas de Itália e Espanha. Golaço espanhol aliás, numa enfiada de extrema categoria de Fabregas, que terminou na conclusão raivosa de Navas, já dentro da meta. Mesmo com o 2 a 0 diante da Irlanda, a Itália cairia se os croatas fizessem o gol de empate. Sim, o gol espanhol pouco influcienciou a vida da Croácia no jogo. Foi só uma pá de cal simbólica.

A principal consequência do gol de Navas, na verdade, foi moldar o destino das quartas de final. A Espanha pega a vice-líder do Grupo D, que deve ser a Inglaterra, mas pode ser também a França ou, numa zebra, a Ucrânia. Dali sai quem pega República Tcheca ou Portugal nas semifinais. Os italianos devem pegar os franceses, uma reprise da final da Copa de 2006. E depois os alemães. Ou os gregos, claro.


Comentários

Sancho disse…
Mas é a Espanha ou o Uruguai quem jogou hoje?
José disse…
Mas a república tcheca deu um show de inteligencia e experiencia contra polonia e grecia.

concordo que a grécia passar em vez da rússia é desproporcional e que a croácia merecia uma vaga. assim como outras seleções com bom futebol.

mas aí fica a questão: a Itália mereceu a vaga? Eu acho que não. Aliás a Espanha só ganhou o jogo roubando, pois houve um penalti claro para a Croácia segundos antes do gol espanhol, aquilo mudaria totalmente o jogo.

na minha opinião, a república tcheca é um dos times mais bem armados e se tivesse um pouquinho mais de qualidade na dupla de zaga e talvez um nome de peso do meio pra frente seria uma das grandes seleções da atualidade (acho que mesmo assim vai complicar os grandes na proxima fase)

abs.
Prestes disse…
Não fala assim da Grécia, professor. É muita MÍSTICA.
Vicente Fonseca disse…
A República Tcheca não é um time fraco, só acho muito burocrático. Claro, é fácil dizer que a Itália também é assim. Mas ao menos acho positivo que uma equipe tetracampeã do mundo esteja se reabilitando aos poucos.
Diogo Terra disse…
Pura politicagem para favorecer o(s) dono(s) da casa. Sempre a mesma ladainha...
Lourenço disse…
O bom da Croácia ter ficado fora é que tem a torcida mais racista da Eurocopa, junto com a Rússia.
Vicente Fonseca disse…
É mesmo? Achei que fossem Polônia e Ucrânia, mesmo...