Humildade que vale um ponto

O resultado de Donetsk foi excelente para a Inglaterra. Nem mesmo o fato de ter saído à frente da França pesa contra isso: o time inglês veio cheio de desfalques, sob grande desconfiança e enfrentou a equipe que fez os melhores amistosos das últimas semanas na Europa. O empate em 1 a 1 diante da melhor seleção do grupo cai como uma luva para os ingleses.

Ao contrário da Itália, que encarou a Espanha de igual para igual em boa parte do jogo de ontem, a Inglaterra pôs-se no lugar de franco-atiradora o tempo todo hoje. Armou-se em duas linhas de quatro, mantinha os dois atacantes isolados do resto do time, só aguardando uma chance para contra-atacar. O marasmo francês no primeiro tempo, claro, colaborou. Benzema, vendo que seria anulado de ficasse dentro da área, saiu para buscar jogo - só que demais. Em muitos momentos, faltou sua presença para completar a jogada.

O jogo foi arrastado, morno. A primeira chance foi inglesa, com Milner, que não fez porque não é atacante. Era a única do jogo até os 29, quando Lescott fez, no melhor estilo britânico, o gol que abriu o placar. O jogo tinha tudo para melhorar, e melhorou mesmo: a França, precisando do gol, parou de respeitar a Inglaterra de forma excessiva, como fazia antes. Ribery se soltou, mas Nasri era o melhor. Foi dele o gol de empate, um belo chute de fora da área, seco e rasteiro.

O segundo tempo foi todo francês. Com uma marcação mais adiantada, a França viu que o bicho não era tão feio e veio para cima. Cabaye foi um dos melhores, marcando, saindo com desenvoltura e ajudando o ataque com ótimas subidas. Ribery, Malouda, Benzema, Nasri, todos se movimentavam muito bem. Evra e, principalmente, Debuchy, foram laterais perigosos no apoio. A França jogou bem na etapa final, mas esbarrou numa Inglaterra extremamente disciplinada, consistente e consciente de que era tecnicamente inferior. A humildade, algo que os ingleses muitas vezes desconhecem, foi fundamental para que o English Team tenha obtido esse ponto valioso hoje.

Gerrard, Terry e Ashley Cole, três veteranos de seleção, foram os melhores. A segurança defensiva foi tanta que raramente a França teve chance de concluir que não fosse de fora da área. Ao contrário da Espanha, que pecou pelo preciosismo diante da Itália, a França não venceu porque a Inglaterra não deu chances. Um ótimo resultado para os britânicos que, apesar disso, terão que jogar bem mais se quiserem ir longe na Euro.

Eurocopa 2012 - Grupo D - 1ª rodada
11/junho/2012
FRANÇA 1 x INGLATERRA 1
Local: Donbass, Donetsk (UCR)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Público: 47.400
Gols: Lescott 29 e Nasri 38 do 1º
Cartão amarelo: Chamberlain e Young
FRANÇA: Lloris (5), Debuchy (6,5), Rami (5,5), Mexes (5,5) e Evra (6); Alou Diarra (6), Cabaye (7) (Ben Arfa, 38 do 2º - sem nota), Malouda (6) (Martin, 38 do 2º - sem nota), Nasri (7,5) e Ribery (6,5); Benzema (5,5). Técnico: Laurent Blanc
INGLATERRA: Hart (6), Johnson (6,5), Terry (7), Lescott (6,5) e Ashley Cole (6,5); Gerrard (7), Parker (6,5) (Henderson, 32 do 2º - sem nota), Milner (5,5) e Chamberlain (5) (Defoe, 32 do 2º - sem nota); Young (5) e Welbeck (4,5) (Walcott, 45 do 2º - sem nota). Técnico: Roy Hodgson


Comentários

Vine disse…
Com essa linha de 4 no "ataque", a França torna-se tão ineficaz (e irritante) no ataque quanto a Espanha. Como tu bem disse, Benzema saiu demais da área. Tivesse simplesmente disparado pra receber a bola na frente em alguns lances, criaria muitas chances de gol.