As contas da Euro

A Eurocopa começa hoje a encerrar sua fase de grupos. O Grupo A é o primeiro, com dois jogos às 15h45: Grécia x Rússia, Polônia x República Tcheca. Apenas duas equipes já estão eliminadas: Suécia e Irlanda. Ninguém ainda está matematicamente classificado aos mata-matas. Isso significa que, na prática, 14 equipes disputam as 8 vagas. Nos 16 jogos realizados até agora foram marcados 46 gols - média de 2,88 por jogo, melhor que todas as Copas do Mundo de 1974 para cá.

Abaixo, tentamos explicar as contas de cada seleção. O que cada um dos 14 candidatos às vagas nas quartas de final precisa fazer para chegar lá, afinal?

GRUPO A: Grécia x Rússia, República Tcheca x Polônia
Rússia (4): passa vencendo ou empatando com a Grécia. Perdendo, se classifica desde tchecos e poloneses empatem.

República Tcheca (3): garante vaga vencendo a Polônia. Empatando, torce para que a Grécia não derrote a Rússia - ou a goleie por pelo menos 5 a 0. Perdendo, está eliminada.

Polônia (2): conta muito simples: vencendo, está classificando; perdendo ou empatando, está eliminada.

Grécia (1): serve o mesmo em relação à Polônia: vencendo, está dentro; com qualquer outro resultado, cai fora.

GRUPO B: Portugal x Holanda, Dinamarca x Alemanha
Alemanha (6): garante vaga vencendo ou empatando com a Dinamarca. Se perder, torce para que Portugal não vença a Holanda. Aí, iríamos para os critérios. Um 4 a 3 para os dinamarqueses classifica ambos os times.

Portugal (3): precisa obter diante da Holanda um resultado não inferior ao da Dinamarca diante da Alemanha. Pode passar até mesmo perdendo, dependendo do saldo de gols.

Dinamarca (3): precisa obter diante da Alemanha um resultado melhor que Portugal diante da Holanda. Vitória por dois gols de diferença lhe garante a vaga.

Holanda (0): só se classifica vencendo, e mesmo assim não é certo. Tem que torcer ainda para a Alemanha vencer a Dinamarca. Neste caso, uma vitória por dois gols de diferença garante a vaga.

Grupo C: Croácia x Espanha, Itália x Irlanda
Espanha (4): garante vaga ou empate a partir de 2 a 2. Perdendo, pode passar desde que a Itália não ganhe da Irlanda.

Croácia (4): situação absolutamente idêntica à da Espanha. A única diferença é que, se empatar com os espanhóis em 1 a 1 e a Itália derrotar a Irlanda, pode ficar fora se os italianos golearem os irlandeses.

Itália (2): tem que vencer o seu jogo e torcer para Espanha e Croácia não empatem de 2 a 2 para cima. Se der 1 a 1, precisa vencer a Irlanda por 4 a 2 ou três gols de diferença.

Grupo D: Suécia x França, Inglaterra x Ucrânia
França (4): empatando ou vencendo a Suécia, está classificada. Perdendo, só fica de fora se a Inglaterra perder para a Ucrânia e superar a França no saldo degols (hoje, é de 2 a 1 para a França). Se der empate ou Inglaterra, a França passa mesmo perdendo.

Inglaterra (4): garante vaga vencendo ou empatando com a Ucrânia. Se perder, tem que torcer por derrota da França. Neste caso, a disputa iria para o saldo, que hoje tem vantagem francesa.

Ucrânia (3): classifica-se com vitória diante da Inglaterra. Empatando ou perdendo, está eliminada.

Comentários