A última noite preguiçosa do ano

O Grêmio foi preguiçoso. Com uma ampla vantagem adquirida no Ceará, forçou pouco o jogo todo, atuou para o gasto. O discurso de que foi uma atuação segura, de que o time teve sabedoria, só serve para esconder a preguiça. É no mínimo muito pouco ambicioso para um time que se diz candidato ao título da Copa do Brasil administrar resultado em casa contra os reservas do Fortaleza, que está na Série C.

A vitória foi conquistada com Bertoglio, melhor homem em campo. Foi o principal jogador gremista no primeiro tempo, mesmo sem ser brilhante, mas tinha, ao menos, a iniciativa. Na etapa final, cavou o pênalti bem batido por Léo Gago, levou o mesmo Wallison, que o derrubara no pênalti, expulso, e ainda fez o segundo gol, em boa jogada de Miralles. Perdeu até um gol feito, uma injustiça diante de seu bom desempenho.

Por outro lado, decepcionou um tanto a atuação do jovem Dener. Quase não levou vantagem no apoio e teve trabalho na marcação. Mesmo assim, é cedo para julgá-lo, afinal, o time todo jogou pouco.

O Grêmio tem sua melhor campanha na história da Copa do Brasil até esta altura. Nunca havia conseguido seis vitórias em seis jogos, nem em 1989, quando foi avassalador. Mas isso pouco importa. A Copa do Brasil, mesmo, começa a partir da próxima fase para o Tricolor. Bahia e Portuguesa já são equipes de Série A, contra as quais o Grêmio ainda será favorito, mas terá que jogar um futebol no mínimo razoável para passar. Hoje foi o último dia onde a preguiça e o mau futebol foram permitidos.

Copa do Brasil 2012 - Oitavas de Final - Jogo de volta
9/maio/2012
GRÊMIO 2 x FORTALEZA 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Público: 20.949
Renda: R$ 261.522,75
Gols: Léo Gago (pênalti) 9 e Bertoglio 40 do 2º
Cartão amarelo: Edilson
Expulsão: Wallison 24 do 2º
GRÊMIO: Victor (5), Edilson (5,5), Gilberto Silva (6), Naldo (5) e Dener (4,5); Fernando (6), Souza (6), Léo Gago (6) (Felipe Nunes, 26 do 2º - 5) e Marco Antônio (4,5); Bertoglio (6,5) e André Lima (4) (Miralles, 26 do 2º - 5,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FORTALEZA: Lopes (5,5), Gilmak (5), Ciro Sena (5,5) (Assisinho, intervalo - 5,5), Wallison (4) e Guto (4,5); Elton (5), Lucas (5), Esley (4,5) (Marcelo Régis, 20 do 2º - 5) e Bismarck (5); Valdison (4,5) e Rômulo (5). Técnico: Nedo Xavier


Comentários

Lique disse…
com cruzeiro e botafogo fora, do tamanho do grêmio só restam palmeiras e sp. tá melhorando a situaçao.

ps: bertoglio me lembra PAULO NUNES.
Vicente Fonseca disse…
Atlético/MG foi outro que caiu cedo.