Os habituais quadrifinalistas

De 2006 para cá, poucos times estão mais habituados a chegar entre os oito melhores da América que Vélez Sarsfield e Libertad. Embora não tenham conquistado nenhuma destas últimas sete edições, estes dois clubes participam, somados, em média, uma vez por ano das quartas de final da Libertadores. O Vélez chegou três vezes (2006, 2010 e 2012), e o time de Nicolás Leóz quatro (2006, 2007, 2010 e 2012). Equipes que muito chegam tendem a obter conquistas, e por isso é bom ficar de olho em ambos.

O Vélez chegou com sofrimento. Passou por um adversário forte, o que indica um amadurecimento. Semifinalista no ano passado (por detalhe não eliminou o Peñarol e fez a final com o Santos), o time de Liniers recebeu o Atlético Nacional, saiu à frente, sofreu um empate (golaço de falta de Mosquera), mas segurou o 1 a 1 que lhe dá o passaporte à próxima fase, onde pegará Bolívar ou Santos. À equipe de Medellín restarão boas lembranças do ótimo futebol apresentado e a certeza de que, mantendo o trabalho, pode chegar bem mais longe nas próximas edições. Vale lembrar que o Nacional só pegou pedreira em 2012.

O Libertad, por sua vez, fez 2 a 0 no Cruz Azul e espera Emelec ou Corinthians nas quartas de final. O time paraguaio, cabe ressaltar, enfrentou um grupo difícil na primeira fase (tinha Vasco e Nacional/URU), mas passou na liderança. Agora, elimina uma equipe que deu trabalho ao Corinthians na fase de grupos. Também mostra força.

Jogos de hoje
A rodada começa às 19h30. Colorados, tricolores cariocas e toda a América secam o tradicionalíssimo Boca Juniors em sua empreitada chilena contra o Unión Española, vencido pelos xeneizes por 2 a 1, na ida, na Bombonera. Às 22h, o Corinthians busca espantar a zebra e vencer o Emelec por qualquer placar, após o empate sem gols em Guayaquil. No mesmo horário, o jogaço da noite: Lanús x Vasco, na região metropolitana de Buenos Aires. Os argentinos se classificam vencendo por 1 a 0. Parada duríssima.

Baita antipasto
Aqueles que pretendem acompanhar a Libertadores à noite têm um ótimo aperitivo continental à tarde: a final da Liga Europa, entre os interessantes times do Atlético Madrid e do Athletic Bilbao. O jogo começa às 15h45, em Bucareste.

Oscar, interminável
Segue tortuoso o Caso Oscar. Agora, um documento de interpretação dúbia enviado pela CBF à Conmebol deixa em dúvida se é prudente ou não escalar o meia diante do Fluminense, amanhã. O Inter avisou que pode decidir isso (ou anunciar, pelo mistério) cinco minutos antes de começar a partida. Haja paciência.


Comentários