Novas comemorações?

O fim de semana pode definir mais dois campeões nacionais na Europa.

Na Inglaterra, o Manchester City, turbinado pelos petrodólares de Sheik Mansour, pode dar sua segunda volta olímpica na história. O irmão menor do Manchester United, que só foi campeão inglês em 1968, precisa vencer o Newcastle fora de casa e torcer para que o time de Ferguson perca para o modesto Swansea (13º, 44) em pleno Old Trafford.

Mas embora apenas o City possa ser campeão inglês hoje, a situação é tremendamente desconfortável. Isto porque ambos os rivais de Manchester estão empatados, com 83 pontos. A vantagem da equipe azul é no confronto direto. Só que o adversário do City, o Newcastle, luta por uma vaga na Liga dos Campeões com Arsenal e Tottenham, e deve proporcionar um duelo duríssimo. Há chances grandes de o United sair desta penúltima rodada à frente na pontuação.

A outra equipe que pode ser campeã neste fim de semana é a Juventus. Maior campeã italiana, com 27 títulos, a Juve não conquista nada desde 2003. A crise porque passou após 2004, quando teve seu título cassado e foi rebaixada forçadamante à segunda divisão, está, entretanto, superada. Hoje, a vantagem sobre o Milan é de um ponto, faltando duas rodadas.

As chances da Vecchia Signora, que está invicta no Calcio, são bem maiores que a do Manchester City na Inglaterra. O time precisa vencer o Cagliari (15º, 42) fora de casa e torcer por um tropeço do Milan no clássico contra a Internazionale (6º, 55), que está em recuperação e luta por vaga na Liga dos Campeões.

Lembrando: a Europa já tem três campeões definidos: Porto, Real Madrid e Borussia Dortmund.

Comentários