A importância da cautela

O confronto está praticamente definido, o Fortaleza ameaça entrar cheio de reservas, só pensa na final do Cearense e diz ter largado de mão a Copa do Brasil. Mesmo assim, faz muito bem o Grêmio em adotar um discurso humilde e de respeito ao time nordestino. Exemplos não faltam na própria Copa do Brasil. Não vale à pena colocar todo o trabalho de um semestre pelo ralo por preguiça ou desconsideração ao adversário.

Com uma semana para treinar, o time do aniversariante Vanderlei Luxemburgo tem tudo para fazer um jogo tranquilo esta noite. Mesmo assim, há uma motivação: atuar bem, coisa que o Grêmio conseguiu em não muitos jogos em 2012. Não só como time, mas individualmente é importante. Afinal, a disputa por posição dentro do próprio elenco tem crescido.

É uma noite para conferir também o futebol do jovem Dener, 20 anos. Vi alguns jogos dele no Brasileirão sub-20 de 2009. É um lateral, como a imensa maioria dos formados no Olímpico, com características primordialmente defensivas. Mostrou muita segurança naquelas partidas. Indo bem hoje, pode tornar-se uma opção melhor que o entortado Pará.

Os outros jogos da quarta
A rodada da Copa do Brasil começa às 19h30, com um interessante Botafogo x Vitória no Engenhão - dois finalistas em desvantagem nos seus respectivos estaduais. Às 22h, além de Grêmio x Fortaleza, o Palmeiras deve se classificar diante do Paraná e Cruzeiro x Atlético/PR farão o melhor jogo da noite em Sete Lagoas. O adversário gremista sai amanhã, quando Bahia e Portuguesa jogam em Salvador, à partir das 19h30.

Em tempo:
- O fato de o Grêmio ter sete zagueiros não significa que esteja bem servido na posição. Falta gente com mais qualidade para a função no Olímpico (e na imensa maioria dos clubes brasileiros, diga-se). Só Pelaipe trouxe cinco defensores, embora nenhum inquestionável. Destes, somente Werley vem dando boa resposta. Seria melhor buscar um ou dois de mais alto nível, apesar de ser difícil hoje em dia. A zaga gremista vem melhorando, o time tem tomado menos gols, mas é preciso mais. Comparar com o Inter (que tem grande deficiência em quantidade - apenas três no elenco todo - e também precisa acrescer qualidade) é pensar pequeno neste caso.

Comentários

Vine disse…
Sem falar que, dos três, um é totalmente inseguro (Bolívar). É estranha essa diferença de um time pro outro: o Grêmio tem 7, e apenas dois passam confiança; o Inter tem 3, e só dois também são confiáveis...
Vicente Fonseca disse…
Isso sendo que dois dos quatro confiáveis da Dupla são veteraníssimos, e um deles é volante...
Vine disse…
Tem razão. Que caos isso...
Tá na hora de testar o Jô como zagueiro...