Domingo das faixas

O segundo domingo de maio, além de ser o Dia das Mães, é também o Dia das Faixas no futebol brasileiro. Desde 2007, é a data onde costumam se encerrar os campeonatos estaduais. Não há país no mundo que tenha mais campeões comemorando título num só dia como o Brasil. Serão nada menos que 12 voltas olímpicas. Ontem já ocorreu uma: o CRB segurou um empate em 0 a 0 com o ASA e encerrou um jejum de 10 anos sem conquistar Alagoas. Semana passada, foi a vez do Aracruz sagrar-se campeão capixaba pela primeira vez, do América/RN vencer o Potuguar e do Luverdense conquistar Mato Grosso.

Veja agora quem tem mais chance em casa unidade de federação de poder dizer, até o fim do ano, que "este chão tem dono".

Bahia: o Bahia precisa de um empate em casa para ser campeão baiano e encerrar o mais longo jejum de sua história: 11 anos sem títulos.

Rio de Janeiro: depois de aplicar 4 a 1 no Botafogo semana passada, o Fluminense só não será campeão se sofrer uma goleada. Será o 31º título do Tricolor, que igualará o Flamengo como o maior vencedor do torneio carioca.

Santa Catarina: o Figueirense teve a melhor campanha disparada, mas o Avaí fez 3 a 0 semana passada e só perde o título se for goleado. Quem ganhar chega a 16 títulos e consolida-se como o maior campeão catarinense da história.

Ceará: o Ceará precisa de um empate para ser bicampeão e abrir dois títulos de vantagem para o Fortaleza, a quem só a vitória interessa. O primeiro jogo foi 0 a 0.

Rio Grande do Sul: depois do 1 a 1 da semana passada, o Inter conquista o título com um simples 0 a 0 em casa diante do Caxias. Caso vença, o Colorado chega a 41 títulos, abrindo cinco de vantagem para o Grêmio (maior distância entre ambos desde 1986). O time grená busca seu segundo caneco.

Goiás: o Goiás joga por um empate diante do Atlético/GO, que busca o inédito tricampeonato.

Minas Gerais: o Atlético/MG precisa empatar com o América/MG para ser campeão invicto, o que não consegue há 36 anos. Caso conquiste a taça, o Galo abrirá quatro troféus de distância para o Cruzeiro.

Pará: o surpreendente Cametá venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Ao Remo, só resta vencer.

Paraíba: Campinense e Sousa empataram em 1 a 1 no primeiro jogo. Novo empate dá o título ao Campinense.

Paraná: depois de empatarem em 2 a 2 no primeiro jogo, Coritiba e Atlético/PR precisam vencer para ficarem com a taça. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis. O Coxa busca o segundo tricampeonato de sua história.

São Paulo: decisão em campo neutro, mas o Santos só perde o tricampeonato se for goleado pelo Guarani, que nunca conquistou o título paulista. O Peixe ficará há dois títulos de São Paulo e Palmeiras, que têm 22 e estão em segundo lugar no ranking de conquistas paulistas - o Corinthians, líder, tem 26.

Pernambuco: o Sport joga em casa e precisa só empatar com o Santa Cruz para ser campeão pela 40ª vez em Pernambuco. O Santa busca o bicampeonato, que não vem há 25 anos.

Em tempo:
- O último nacional europeu ainda não decidido terá seu campeão conhecido hoje. Manchester City e Manchester United chegam à última rodada empatados, com 86 pontos, mas o saldo do City é superior em oito gols. O United visita o Sunderland, e seus rivais recebem o Queens Park Rangers. O Manchester City pode conquistar um título que não vem desde 1968. É daqui a cinco minutos.




Comentários