Depois da superquarta, superquartas

A quarta-feira de Libertadores definiu um confronto sensacional para as quartas de final da competição. O atual campeão brasileiro enfrentará o atual campeão da Copa do Brasil (e vice Brasileiro).

Corinthians e Vasco garantiram suas vagas de maneiras bem diferentes. O Timão passou bem pelo Emelec, 3 a 0, mas não sem algum sofrimento. O time de Tite teve atuação instável e só definiu o jogo com o gol de Paulinho, aos 20 minutos do segundo tempo. Antes, com o 1 a 0, qualquer empate seria equatoriano, e houve chances. Mas a equipe paulista ganha solidez cada vez maior, e parece ter, com o ótimo goleiro Cássio, preenchido a última lacuna de ponto-fraco da equipe.

O grande teste será mesmo o Vasco, que passou raspando pelo bom time do Lanús. A equipe de São Januário, como no Rio, fez um bom primeiro tempo, abriu vantagem, mas cedeu no segundo. No entanto, convém notar que o Vasco chega a esta decisão com o Corinthians tendo eliminado adversários de calibre. Teve uma primeira fase complicada, onde passou bem, e agora eliminou uma equipe argentina de bom nível. O Corinthians, hoje, é melhor, mas o fato de ser um duelo doméstico, entre dois gigantes do futebol brasileiro, emparelha.

Já o Boca Juniors confirmou o favoritismo. Com uma bela atuação em Santiago, despachou o Unión Española, 3 a 2, e aguarda Fluminense ou Internacional. Por enquanto, nas quartas de final, quatro dos cinco times vêm do Brasil ou da Argentina. No todo, seis dos oito devem ser procedentes dos dois maiores países da América do Sul, cenário bem diferente do ano passado.

Copa do Brasil
Dois grandes clubes caíram ontem: Botafogo e Cruzeiro. O Atlético/MG já fora eliminado semana passada. Pode ser, em termos de camisa, um facilitador para a vida de Grêmio, São Paulo e Palmeiras. Mas isso na teoria, pois os dois mineiros e o Fogão são para lá de irregulares.

No Engenhão, o Vitória virou o jogo e eliminou o Botafogo. É um time de razoável tradição na Copa do Brasil, o rubro-negro baiano. Recentemente decidiu uma edição com o Santos, tem algumas semifinais no currículo, e chega novamente entre os oito. Pegará o Coritiba nas quartas. O Coxa é melhor time e favorito, mas o Botafogo também era.

O Atlético/PR confirmou que tem melhor time, em termos de conjunto, que o Cruzeiro. Eliminou a Raposa, como projetávamos aqui, e agora pega o Palmeiras, que goleou o Paraná. Confronto interessante entre o ofensivismo de Carrasco e o pragmatismo de Felipão. Daí sai o adversário gremista, caso ele passe por Bahia ou Portuguesa, nas semifinais.


Comentários