Brasileirão 2012: Internacional

A perspectiva do Internacional para o Campeonato Brasileiro é a mesma dos últimos anos: com um dos melhores elencos do Brasil, o Colorado é em tese um forte candidato ao título, muito porque o torneio de pontos corridos favorece justamente quem tem mais grupo. Desta vez, ainda há uma diferença a favor: eliminado da Libertadores, o Colorado entra exclusivamente tendo o Brasileirão como horizonte, o que não acontece há bastante tempo. No entanto, falta fazer deste elenco um time confiável e à altura para encerrar o jejum de 33 anos sem o título nacional.

O Inter começou a temporada com o mesmo time que concluiu o ano passado, acrescido de Dátolo e Dagoberto. Tinha tudo para virar um "cano", mas a equipe ainda não deslanchou. Ao perder um Gre-Nal em que era absolutamente favorito na Taça Piratini, o Internacional iniciou um período de forte instabilidade, o qual comprometeu a campanha da primeira fase da Libertadores e causou um prematuro confronto com o Fluminense, nas oitavas - onde foi eliminado na última quinta. Amanhã deve vir o título gaúcho, para amenizar o mau tempo.

Depois de sofrer o semestre inteiro com desfalques (Oscar e seu imbróglio jurídico com o São Paulo, D'Alessandro e suas lesões, entre outros), o Inter deve iniciar o Brasileirão com time completo. Mas ainda faltam reforços. A defesa tem só três zagueiros, nenhum deles plenamente confiável. Falta lateral direito para disputar posição com Nei. Alguns jogadores, como Índio, Tinga, Kleber e Guiñazu estão em fim de ciclo no Beira-Rio.

Ao menos, Dorival Júnior parece, enfim, ter achado a formação ideal para o time, iniciando o meio com um tripé de volantes. Resta saber se o excesso de opções na frente não o farão mudar (erroneamente) de planos. O time fica até um pouco mais talentoso, mas bem mais vulnerável.

SPORT CLUB INTERNACIONAL
Sede: Porto Alegre (RS)
Estádio: Beira-Rio (36.000 lugares)
Técnico: Dorival Júnior
Tem time para...: chegar na Libertadores
Melhor campeonato: 1975, 1976 e 1979 (campeão)
Top 4 no Brasileiro: 14 vezes
Últimos 10 Brasileiros
2002 - 21º lugar
2003 - 6º lugar
2004 - 8º lugar
2005 - Vice-campeão
2006 - Vice-campeão
2007 - 11º lugar
2008 - 6º lugar
2009 - Vice-campeão
2010 - 7º lugar
2011 - 5º lugar


Comentários