Brasileirão 2012: Coritiba

O Coritiba pode não estar tendo o mesmo desempenho brilhante do primeiro semestre do ano passado, mas tudo indica fará novamente um bom Campeonato Brasileiro. O motivo é simples: a base é praticamente a mesma de 2011, inclusive o técnico Marcelo Oliveira. Do time que goleou o Atlético/PR e conquistou o título em plena Arena da Baixada ficaram oito jogadores, seis deles titulares.

A equipe não tem dado show ou quebrado recordes para entrar no Guinness Book, mas vem conseguindo bons resultados. Melhor campanha do Campeonato Parananese, o Coxa é favorito para a decisão com o maior rival. Na Copa do Brasil, já está garantido nas quartas de final eliminou Nacional/AM e ASA com alguns sobressaltos, mas passou fácil pelo Paysandu nas oitavas, o que indica uma tendência de crescimento.

O elenco continua sendo formado por jogadores médios, alguns bons tecnicamente, mas é extremamente equilibrado, o que garante a manutenção da qualidade do time caso haja alguns desfalques. Roberto e Júnior Urso, dois dos que se salvaram no fiasco do Avaí no ano passado, foram contratados. No meio, Tcheco, 36 anos, dá um toque de classe e experiência.

CORITIBA FOOT-BALL CLUB
Sede: Curitiba (PR)
Estádio: Couto Pereira (37.182 lugares)
Técnico: Marcelo Oliveira
Tem time para...: chegar na Sul-Americana e tentar Libertadores
Melhor campeonato: 1985 (campeão)
Top 4 no Brasileiro: 3 vezes
Últimos 10 campeonatos
2002 - 11º lugar
2003 - 5º lugar
2004 - 12º lugar
2005 - 19º lugar
2006 - 6º lugar na Série B
2007 - Campeão da Série B
2008 - 9º lugar
2009 - 17º lugar
2010 - Campeão da Série B
2011 - 8º lugar


Comentários

André Egg disse…
Concordo bem com a análise, mas somaria mais um fator:

Em 2011 o clube tinha um time titular claramente definido e entrosado, que fez bonito no primeiro semestre.

No segundo semestre começaram contusões, suspensões e quedas de rendimento, normais em uma temporada tão longa (foram mais de 70 jogos).

Em 2012 o clube está equacionando melhor esta parte, o que me faz acreditar em um desempenho melhor que o do ano passado.

Hoje o Coritiba tem mais jogadores com ritmo para serem titulares, e mais possibilidades de variar o time sem perder a qualidade.

Tcheco, um dos principais nomes do elenco, entretanto, se aposenta assim que terminar a Copa do Brasil, conforme já anunciou.
André Egg disse…
Mais uma questão:

no Brasileirão 2011 o Coritiba foi o melhor mandante, mas acabaou ficano mal na classificação geral porque teve desempenho pífio fora de casa.

Se conseguir equacionar melhor este lado emocional, e não ficar com um descompasso tão grande entre jogar em casa ou fora dela, considero candidato ao título.
André Egg disse…
Vicente,

tem uns erros no diagrama ali, não sei se você vai querer corrigir.

Desde agosto do ano passado o goleiro titular é o Vanderlei. Edson Bastos está no banco.

Wiliam tem sido o primeiro volante titular, mas está machucado agora. O mesmo acontece com Rafinha.

Everton Ribeiro ganhou posição com contusões de titulares, mas o camisa 10 tem sido Lincoln.

Tcheco jogou muitas vezes e muito bem, mas não vai vestir a camisa alvi-verde no Brasileirão, porque já anunciou a aposentadoria.
Vicente Fonseca disse…
André, agradeço muito tuas considerações. Coloquei ali basicamente o time que atuou nos últimos 2 ou 3 jogos, por isso as mudanças. Como tem sido impossível acompanhar jogos inteiros do Coxa devido à não transmissão do Campeonato Paranaense para cá, me baseei nas últimas fichas técnicas das partidas.

Abraços!
André Egg disse…
Pois é. A Tv não permite que a gente acompanhe os estaduais de outras paragens, porque os pacotes PFC são restritos.

Isso prejudica os analistas que ficam sem ver os times dos outros estados durante muito tempo do ano.

Sugestão:

acompanhar o Coritiba pelo doaltodetantasglorias.wordpress.com(blog meu)ou o futebol paranaense pelo http://www.gazetadopovo.com.br/blog/bolanocorpo/ do Leonardo Mendes Junior, que é fera.

Abraço,