A península manda

Todos os finalistas da Liga Europa são da Península Ibérica. Serão três espanhóis e um português decidindo o título do torneio, que tem o Porto como atual campeão e o Atlético Madrid detentor do título de 2010. Dois ibéricos, claro.

O Atlético Madrid eliminou o Hannover com um duplo 2 a 1, o mais recente conquistado hoje, na Alemanha. Já eliminara Lazio e Besiktas com um pé nas costas, diga-se. Enfrentará nas semifinais o Valencia, que goleou o holandês AZ por 4 a 0 no Mestalla. Do outro lado, o Athletic Bilbao empatou em 2 a 2 com o Schalke 04 e se garantiu entre os quatro melhores, depois de fazer 4 a 2 em Gelsenkirchen. Enfentará o Sporting, que passou apertado pelo Metalist (2 a 1 em Lisboa, 1 a 1 hoje, na Ucrânia).

Os times ibéricos vão muito bem, mas especialmente os espanhóis. São três semifinalistas na Liga Europa e dois na Liga dos Campeões. Cinco dos oito clubes que ainda podem ganhar um título europeu este ano vêm do país campeão do mundo. Para quem costumeiramente vê o Campeonato Espanhol como um torneio entre Real Madrid, Barcelona e 18 times fracos, é um dado arrebatador.

Além dos cinco espanhóis, temos um time alemão, um inglês e um português. Nada de italianos e franceses.


Comentários

Sancho disse…
Se bem que a Liga Europa se trata, de fato, de uma disputa pelo 17º lugar. Por outro lado, clubes gigantes disputaram essa competição nesta temporada e foram eliminados (nenhum por falta de interesse).