De bom tamanho para todo mundo

Ninguém saiu plenamente feliz, nem triste, do Beira-Rio. O Internacional poderia encaminhar a vaga ou se complicar, mas permanece com boas chances; o Santos poderia se classificar antecipadamente ou entrar na última rodada precisando de vitória, mas deixou a vaga praticamente assegurada. O empate traduz bem a partida e não caiu mal para nenhum dos lados. Mas, se tivesse de haver um vencedor, ele seria provavelmente o Santos. O Peixe teve mais chances, criou mais, tem um jogador que desequilibrou como sempre e transformou Muriel no melhor homem em campo.

O Santos era melhor que o desfalcado Internacional, mas o Colorado se desdobrou. Copeiro como poucos sabem ser, o Inter se aproveitou do caldeirão do Beira-Rio e meteu a pressão inicial comum das Libertadores. Nei marcou um improvável golaço de falta, o que levou o estádio à loucura. Os escanteios batidos com velocidade, auxiliado pelos gandulas, são a cara de quem sabe jogar em casa por uma competição sul-americana.

O problema é que o embalo uma hora passaria. E, depois que o ritmo alucinante do Inter baixou, o Santos passou a dominar o jogo. Embalado, claro, por Neymar. O craque santista conseguia se desmarcar com razoável facilidade, embora apresentasse, no primeiro tempo, certa dificuldades em limpar a marcação. Mesmo assim, deixou Ibson na cara do gol, para Muriel fazer seu primeiro de muitos milagres no jogo.

No segundo tempo, o Santos seguiu com domínio territorial, mas sem criar grandes chances. Aí, Muricy resolveu arriscar, colocando Alan Kardec no lugar de Fucile. Funcionou: não apenas pelo gol do próprio Kardec, mas porque seu time passou a dominar o Inter e criar seguidas oportunidades de virar a partida. No segundo tempo, o Inter não ameaçou uma única vez. Tentou levantar a bola na área, mas Leandro Damião era bem marcado.

Um jogaço como este tem muitos destaques. Pelo lado do Inter, além do óbvio Muriel, as láureas vão para Tinga. Jogou absurdamente, correu demais e só não terminou o jogo porque já tem 34 anos. Sandro Silva foi um leão na cabeça de área. Nei, além do golaço, avançou bem e conteve Neymar quando deu. Neymar, aliás, que foi o melhor do Santos, como sempre. Além dele, destaque para Arouca, que é tão discreto que segue há dois anos sendo o melhor volante do futebol nacional, mas não chega à seleção, inexplicavelmente. Faltou, em ambos os lados, articulação: Ganso, Ibson, Dátolo e Dagoberto decepcionaram.

O Inter só depende de si. Ganhando do Juan Aurich, se classifica. O único problema é que Santos e The Strongest também jogam por suas próprias forças. A tendência é de classificação, porque, mesmo no Peru, o Inter é favorito. Amanhã, mais uma etapa de secação: Juan Aurich x The Strongest. O Grupo 1, mesmo tendo dois times muito melhores que os outros, segue indefinido e equilibrado.

INTERNACIONAL (1): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Sandro Silva, Elton, Dátolo (Bolívar), Tinga (Gilberto) e Dagoberto (Jajá); Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior
SANTOS (1): Rafael; Fucile (Alan Kardec), Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson e Ganso; Neymar e Borges (Elano).
Técnico: Muricy Ramalho

Taça Libertadores da América 2012 - Primeira Fase - 5ª rodada
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS); Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil); Público: 35.530; Renda: R$ 1.025.415,00; Gols: Nei 8 do 1º; Alan Kardec 20 do 2º; Cartão amarelo: Nei, Sandro Silva, Elton, Neymar, Edu Dracena e Durval; Expulsão: Rodrigo Moledo

PRÓXIMOS JOGOS
São Luiz x Internacional - Gaúcho - domingo, 08/04, 16h - 19 de Outubro, Ijuí (RS)
São Caetano x Santos - Paulista - domingo, 08/04, 18h30 - Anacleto Campanella, São Caetano do Sul (SP)


Comentários

Igor Natusch disse…
Foi uma ótima partida de futebol, disputada pelos prováveis dois melhores times brasileiros da atualidade.

Neymar, mesmo marcadíssimo (sempre tinha dois colorados em cima dele), fez uma partida de altíssimo nível. Ver alguns por aí dizendo que ele "não jogou nada" é típico de quem olha para o placar e nem presta atenção no jogo.
Vine disse…
Que nota vocês dariam pro Muriel?

A foto que ilustra a matéria é ótima. Mostra como o Neymar é um grande jogador. Exerceu alguma pressão na saída de bola do Inter, sempre tinha alguma jogada genial quando com a bola e não se escondeu em nenhum momento. Admiro cada vez mais ele, ainda mais porque é esperto o suficiente pra não ir com tudo em nenhuma dividida (não precisa disso, e poderia facilmente se machucar).

Queria entender porque o ímpeto do Inter passou logo após o gol. Se mantivesse a pressão e conseguisse fazer mais um gol, dava para ganhar. Mas não deixou de se desdobrar, como tu mesmo disse, Vicente. Ao menos teve um ótimo presente de aniversário: uma ótima partida.
Vicente Fonseca disse…
Ah, não posso me queixar, Vine. Foi mesmo um jogaço.

Eu daria uns 8,5 pro Muriel. Fechou o gol.

Acho que o ímpeto do Inter diminuiu porque era simplesmente impossível manter aquele ritmo por muito tempo.